TCU aprova resolução que impede FBC de assumir vaga na Corte; Bezerra é réu em ação no TRF da 4ª Região

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou uma resolução que veta a nomeação à Corte de indicados que respondam a ação penal por crime doloso contra a administração pública ou ação de improbidade administrativa. Na prática, a resolução impede que o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que é candidato à vaga do ministro Raimundo Carreiro, assuma o cargo de ministro da Corte. A resolução foi aprovada na quarta-feira (1º/12). Carreiro deixará o cargo para assumir como embaixador do Brasil em Portugal.

“Não se dará posse ao nomeado que não atenda aos requisitos constitucionais da idoneidade moral e da reputação ilibada, a partir do enquadramento objetivo em qualquer das seguintes situações: ter recebida contra si ação penal por crime doloso contra a Administração Pública; ser réu em ação de improbidade administrativa que já tenha ultrapassado a fase processual da decisão; ter contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, por decisão colegiada do órgão de controle externo competente e ter contra si sentença judicial ou acórdão de tribunal, com trânsito em julgado ou não.”

Bezerra é réu em ação de improbidade administrativa no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ainda disputam o pleito os senadores Antônio Anastasia (PSD-MG) e Kátia Abreu (PP-TO). Outra vaga se abrirá com a aposentadoria da presidente do TCU, Ana Arraes, no ano que vem, quando completará 75 anos.

Fonte: Correio Brasiliense.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário