Professores classificados do concurso de Santa Maria da Boa Vista cobram convocação; assessoria rebate: certame não tinha cadastro reserva e os aprovados foram convocados

Os professores classificados no concurso público regido pelo edital nº 001/2020, em Santa Maria da Boa Vista, procuraram o blog questionando que estão sendo convocados para assinarem um contrato de quase três meses. Segundo um dos documentos enviados ao blog, a vigência do contrato seria até 31 de maio.

Uma das professoras classificadas que entrou em contato com o blog, disse que a gestão municipal não cumpriu as exigências firmadas com o MPPE, em 2023, para rescindir as contratações irregulares e dar andamento ao concurso público de 2020. “O prefeito pegou a lista de aprovados do concurso de 2020 e da seleção de 2019, e convocou esses professores para assinarem um contrato com carga horária de 20h semanais, durante quase três meses, para ganhar um salário mínimo de R$ 1.412! O certo seria convocar o pessoal do concurso”, desabafou.

Em nota enviada ao blog, a Gestão Municipal esclareceu que está elaborando um processo seletivo para ocupação dos cargos temporários, que deve ocorrer no mês de maio. A assessoria de comunicação ainda destacou que em diálogo com o Ministério Público ficou decidido que, durante o período em que o respectivo processo não é realizado, a ocupação das funções seria feita com pessoas que participaram do último concurso público e/ou seletiva realizados no município.

A assessoria frisou que o critério adotado em diálogo com Ministério Público, é justo e equânime, escolhido com o intuito de evitar a contratação direta ou com aspectos políticos por parte da gestão municipal.

A assessoria de comunicação concluiu dizendo: Quanto ao concurso público/2020 citado na matéria, com exceção do cargo de ‘Agente de Endemias’, todos os aprovados já foram convocados, conforme este mesmo blog divulgou em matérias recentes. Vale salientar ainda que o certame ofertava apenas uma vaga na maioria dos cargos disputados, não oferecendo a opção de cadastro de reserva para contratação efetiva de outros participantes. A banca realizadora à época optou por realizar o processo desta forma, impedindo que o município exerça novas contratações definitivas utilizando a prova como base.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário