Falta de vagas nas escola estaduais em Petrolina deixa pais de alunos na bronca com a Secretaria de Educação

Pais de alunos da Rede Estadual de Ensino estão indignados com a falta de vagas em algumas escolas em Petrolina para alunos do 6º ano. O Blog foi procurado por moradores dos Assentamentos da região do povoado de Izacolândia, que narram a falta de sensibilidade por parte da Gerência Regional de Educação em Petrolina.

Uma mãe disse à nossa redação que procurou a EREFEM Monteiro Lobato, em Izacolândia, mas foi comunicada que não existem vagas disponíveis na unidade, e que a mesma deveria procurar uma das escolas mais próximas. As escolas estaduais mais próximas são: EREFEM Antônio de Amorim Coelho e Santa Maria, ambas em Lagoa Grande.

Ainda segundo a mãe, a falta de transporte escolar dos assentamentos Mansueto, São Francisco, José Ramos e Alto da Areia, com destino às escolas estaduais em Lagoa Grande, inviabiliza a ida dos estudantes. “Se tiver ônibus para levar e trazer às crianças, não tem problema!”, disse.

Conforme a denúncia, os pais dos alunos têm até o dia 12 de janeiro para comparecer a uma das escolas em Lagoa Grande para confirmar a matrícula dos alunos. “Como vamos confirmar sem transporte escolar? Nossos filhos vão ficar sem estudar?” indagou a mãe.

*O que diz a EREFEM Monteiro Lobato*

A gestora da EREFEM Monteiro Lobato disse ao Blog que está ciente da situação, mas a unidade não tem capacidade para receber os alunos. Ela explicou que a instituição escolar funciona de forma semi-integral, e para atender esse formato de educação, diminuiu a quantidade de turmas. “Quando éramos Regular a gente tinha três turnos com alunos diferentes, nesse novo modelo, continuamos com os três turnos, porém os mesmos alunos ficam mais tempo na escola. Como passamos mais tempo com os alunos, perdemos a capacidade de receber os estudantes dos 6º anos, que antes tínhamos três turmas, agora estamos com apenas uma”, disse a gestora Suely Bezerra.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário