Ventania arrasta cadeiras, mesas e surpreende moradores de Lagoa Grande; rajada estava em torno de 40 km/h

Moradores do município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos com uma ventania no início da noite da terça-feira (18). Uma câmera de segurança registrou o momento em que a rajada de vento levantou muita poeira e arrastou mesas e cadeiras plásticas pela Avenida da Uva e do Vinho. (VÍDEO ABAIXO)

Nas imagens, é possível observar a surpresa de duas moradoras com a intensidade do vento. Uma delas, chega a segurar a cadeira de balanço, com receio de que o vento a carregasse.

Em entrevista ao g1 , o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Thiago do Vale, informou que esse fenômeno é chamado de ‘Frente de Rajada” e tem mais frequência no verão, entre o final da tarde e o início da noite. De acordo com o especialista, esses ventos podem ser acompanhados de raios e relâmpagos.

“Esse vento está associado com nuvens de desenvolvimento vertical intensas. Esse tipo de nuvem causa rajadas de vento, que sopram da nuvem para superfície. E como a região é quente e as nuvens geram um vento mais frio, gera o fenômeno chamado de ‘frente de rajada’, explicou.

O metereologista estima que a rajada em Lagoa Grande teve em torno de 40 km/h, que é considerada de intensidade moderada. Ele leva em consideração a Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra.

Em eventos intensos, quando tem uma nuvem maior, o especialista informou que os ventos podem superar 60 km/h.

Informações do G1 – Petrolina.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário