Salgueiro: MPPE recomenda adequações no fornecimento de medicamentos do SUS

Após denúncias encaminhadas por usuários do Sistema Único de Saúde à 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, onde, de acordo com  os populares, o município não vem prestando aos seus munícipes, de forma adequada, os medicamentos relacionados na lista do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), o Ministério Público de Pernambuco emitiu recomendação ao prefeito de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro, e ao secretário municipal de Saúde, Felype Ferreira Sampaio, onde pede que seja feita com urgência a regularização, no prazo de 30 dias, do fornecimento de medicamentos da rede de atenção básica à saúde, implementando ações, em caráter de urgência, destinadas à normalização da situação.

Ainda na recomendação, o MPPE estipula o prazo máximo de 60 dias para a elaboração adequada da chamada Relação Municipal dos Medicamentos Essenciais (Remume), tendo como base técnica a chamada Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), conforme necessidades coletivas de saúde (epidemiologia) do município, sob pena de responsabilização deste pelo não fornecimento de quaisquer dos medicamentos previstos na Rename.

De acordo com a promotora de Justiça Milena de Oliveira Santos, em 28 de abril de 2017, foram aprovadas Diretrizes Nacionais da Rename que estabeleceu o elenco de medicamentos e insumos vigentes e atualizados na sua edição Rename/2017. “Atualmente, são duas as listas de referência para fornecimento de medicamentos no âmbito dos nosso Estado: a lista do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), de responsabilidade dos municípios, e a lista dos Componentes Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), de responsabilidade dos Estados (Portaria GM/MS Nº1554, de 30 de julho de 2013)”, explica a promotora.

As autoridades têm o prazo de 15 dias para informarem ao MPPE se acatam ou não as recomendações, bem como devem informar, em caso de resposta positiva, quais as medidas adotadas para o seu cumprimento, inclusive com envio de cópia da Remume à Promotoria de Justiça de Salgueiro, para fins de ciência, fiscalização e monitoramento, ou para que justifiquem a impossibilidade de realizá-las.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário