PL de Bolsonaro teve uma vereadores e três suplentes presos na invasão terrorista em Brasília

Uma vereadora e 14 políticos suplentes nas eleições de 2020 ou 2022 estão entre o grupo de presos no Distrito Federal pelo ataque terrorista praticado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 8 de janeiro, um grupo de golpistas invadiu a Praça do Três Poderes e atacou as sedes do Legislativo, Executivo e Judiciário nacional para derrubar o governo eleito.

A vereadora Odete Correa de Oliveira Paliano, a Odete Enfermeira (PL), possui mandato em Bom Jesus, no Oeste de Santa Catarina. Os outros políticos estão na linha sucessória para ocupar os cargos de vereador (11), deputado estadual (2) e deputado federal (1). VEJA ABAIXO A LISTA COMPLETA

Os candidatos a deputado (federal e estadual) são suplentes até 2026, data da próxima eleição para o cargo. Já os suplentes de vereador seguem suplentes até 2024, ano da disputa da eleição municipal seguinte. Os estados com políticos presos são Minas Gerais (3); Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (2); Espírito Santo e Rondônia (1).

Os presos são suspeitos de praticarem os crimes de golpe de Estado, ato terrorista, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, ameaça, perseguição, incitação ao crime e dano ao patrimônio público.

Odete Correa de Oliveira Paliano, a Odete Enfermeira – PL (SC)

Odete Correa de Oliveira Paliano — Foto: Reprodução

Odete Correa de Oliveira Paliano — Foto: Reprodução

Eleita suplemente de vereadora na eleição de 2020 em Bom Jesus (SC) pelo PL (partido do ex-presidente Jair Bolsonaro). Assumiu mandato em 1º de janeiro de 2021.

É a única representante mulher entre os nove parlamentares da Câmara Municipal e concorreu a deputada estadual no ano passado, sem sucesso. Se autodeclarou parda ao TSE em 2022, mas se autodeclarou branca em 2020.

g1 aguarda posicionamento do PL-SC.

Gennaro Vela Neto – PL (PR)

Gennaro Vela Neto — Foto: Reprodução

Gennaro Vela Neto — Foto: Reprodução

Concorreu a deputado federal em 2022 e foi eleito suplente pelo PL. Natural de Curitiba, o empresário tem 43 anos e se define cientista político “com visão holística e sustentável”. Obteve 640 votos. Se autodeclarou pardo ao TSE.

Ao g1, o presidente do PL-PR, Fernando Giacobo, afirmou que recebeu a notícia da prisão de Gennaro no domingo (15) e que o caso será repassado ao diretório estadual do partido, que “vai analisar se instaura ou não um processo disciplinar”.

Maria Elena Lourenço Passos – PL (ES)

Maria Elena Lourenço Passos — Foto: Reprodução

Maria Elena Lourenço Passos — Foto: Reprodução

Outra integrante do PL, disputou a eleição de deputada estadual pelo Espírito Santo. Com 558 votos, foi eleita suplente. Se autodeclarou parda ao TSE.

g1 aguarda posicionamento do PL-ES

Thiago Queiroz, o Dr. Thiago – PL (MG)

Thiago Queiroz — Foto: Reprodução

Thiago Queiroz — Foto: Reprodução

Disputou sua segunda eleição em 2022 e obteve a suplência como deputado estadual por Minas Gerais com 632 votos. Não declarou bens ao TSE e se identifica como branco.

g1 aguarda posicionamento do PL-MG.

Ana Paula Neubaner Rodrigues – Patriota (MG)

Ana Paula Neubaner Rodrigues — Foto: Reprodução

Ana Paula Neubaner Rodrigues — Foto: Reprodução

Disputou a eleição municipal para o cargo de vereadora em Ipatinga, em 2020. Com 17 votos, foi eleita suplente. Em sua candidatura ao TSE, se autodeclarou parda.

Ao g1, o presidente estadual do Patriotas, Hercúles Marques, afirmou que o partido “ainda não tomou conhecimento dos filiados do partido envolvidos nos atos antidemocráticos” e que “o Patriotas se posiciona contra qualquer ato desta natureza e considera grave a situação”.

Segundo Marques, o partido “deve optar pela expulsão do filiado” se comprovada a participação em atos golpistas.

Carlos Ibraim Gomes, o Sargento Carlos Ibraim – PTB (MG)

Carlos Ibrahim Gomes — Foto: Reprodução

Carlos Ibrahim Gomes — Foto: Reprodução

Foi eleito como suplente para vereador na cidade de Doresópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, nas eleições de 2020. Recebeu 3 votos. Se autodeclarou branco ao TSE.

Ao g1, o PTB-MG afirmou que há um processo no Conselho de Ética e Disciplina Partidária, ao qual o acusado terá “direito a ampla defesa e ao contraditório” e “que não compactua e repudia veementemente com atos de depredação e vandalismo contra o patrimônio público”.

João Batista Benevides da Rocha – PSL (MT)

João Batista Benevides da Rocha — Foto: Reprodução

João Batista Benevides da Rocha — Foto: Reprodução

Disputou a eleição municipal de 2020 em Cuiabá, pelo partido que o presidente Jair Bolsonaro venceu a eleição presidencial de 2018. Recebeu 48 votos. Se autodeclarou ao TSE como pardo.

g1 aguarda posicionamento do União Brasil (partido formado pela fusão do PSL com o DEM) do Mato Grosso.

Maria de Fátima Almeida Barros, a Fatiminha – MDB (MT)

Maria de Fátima Almeida Barros — Foto: Reprodução

Maria de Fátima Almeida Barros — Foto: Reprodução

Em 2020, foi eleita vereadora suplente na cidade de Nova Ubiratã, região central do Mato Grosso. Recebeu 16 votos e se autodeclarou branca.

g1 aguarda posicionamento do MDB-MT.

Ademar Bento Mariano, o Soldado Bento – PTB (PR)

Ademar Bento Mariano — Foto: Reprodução

Ademar Bento Mariano — Foto: Reprodução

Terceiro candidato mais votado do PTB em 2020, foi eleito primeiro suplente para vereador em Querência do Norte, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul. Obteve 202 votos e, para a Justiça Eleitoral, se autodeclarou pardo.

Ademar é Policial Militar aposentado desde 2016. Em nota, a instituição afirmou que está ciente de sua prisão, que aguarda documento da PF “para avaliar a situação” e que “não compactua com o desvio de conduta de quaisquer de seus integrantes e adotará todas as medidas cabíveis ao caso”.

g1 aguarda posicionamento do PTB-PR.

Paulo José Maria, o Paulo da Caçamba – PSB (RO)

Paulo José Maria — Foto: Reprodução

Paulo José Maria — Foto: Reprodução

Com 163 votos recebidos em 2020, acabou eleito suplente de vereador em Jaru, região central de Rondônia. Se autodeclarou preto ao TSE.

g1 aguarda posicionamento do PSB-RO.

Alice Terezinha Costa da Costa – DEM (RS)

Alice Terezinha Costa da Costa — Foto: Reprodução

Alice Terezinha Costa da Costa — Foto: Reprodução

Eleita na lista de suplentes para vereador em São Martinho da Serra, em 2020. Recebeu 38 votos. À Justiça Eleitoral, se classificou como branca.

Ao g1, o União Brasil (partido fruto da fusão entre DEM e PSL) afirmou que a suplente será “liminarmente expulsa do partido” caso comprovada sua participação nos ataques de 8 de janeiro.

Gilson da Silva Mattos – MDB (RS)

Gilson da Silva Mattos — Foto: Reprodução

Gilson da Silva Mattos — Foto: Reprodução

Disputou a eleição municipal de 2020 em Caseiros, norte do Rio Grande do Sul. Obteve 28 votos. Autodeclarou-se pardo ao TSE.

g1 aguarda posicionamento do MDB-RS.

Fabiano da Silva – PSL (SC)

Fabiano da Silva — Foto: Reprodução

Fabiano da Silva — Foto: Reprodução

Concorreu à vereador pelo partido anterior de Jair Bolsonaro na cidade de Itajaí, litoral norte de Santa Catarina. Recebeu 215 votos em 2020, quando se autodeclarou branco.

g1 aguarda posicionamento do União Brasil (partido formado pela fusão do PSL com o DEM) de Santa Catarina.

Edimar Aparecido Martins Escanhoela – PV (SP)

Edimar Aparecido Martins Escanhoela — Foto: Reprodução

Edimar Aparecido Martins Escanhoela — Foto: Reprodução

Candidato em 2020 a vereador em Birigui, oeste de São Paulo, recebeu 263 votos e foi eleito como suplente. Em sua candidatura, se identificou como branco.

g1 aguarda posicionamento do PV-SP.

Henrique Fernandes de Oliveira, o Sargento Fernandes – MDB (SP)

Henrique Fernandes de Oliveira — Foto: Reprodução

Henrique Fernandes de Oliveira — Foto: Reprodução

Disputou a eleição de 2020 em Nuporanga, na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Nono mais votado de seu partido, obteve o cargo de suplente com 50 votos. O político se autodeclarou como branco ao tribunal eleitoral.

Ao g1, o MDB-SP afirmou que o Sargento Fernandes é sexto suplente e que “nunca exerceu atividade ou teve cargo de dirigente do partido”. O diretório municipal da sigla afirma que vai apurar os fatos, “que poderão resultar em expulsão”.

Do G1

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário