Governo de SP vai fazer teste de Covid-19 em 10 mil alunos e 9,3 mil servidores da rede estadual de educação

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (7) que 10 mil alunos e 9,3 mil servidores da rede estadual de educação vão ser submetidos a exames de Covid-19. Segundo o Censo Escolar, a rede estadual tinha, em 2019, 3,5 milhões de alunos no ensino básico, da creche até o ensino médio. A rede de educação paulista conta com 315 mil servidores, cerca de 250 mil professores e outros 65 mil funcionários que atuam em funções administrativas ou técnicas.
Os exames, que, de acordo com o governo estadual, começam na próxima terça-feira (13), serão do tipo RT-PCR, que verifica a presença do vírus no organismo no momento do exame e, portanto, identifica casos ativos da doença, mesmo que assintomáticos.
Já o exame sorológico avalia a presença de anticorpos específicos (IgM/igG). Portanto, identifica casos passados da doença. Ele foi usado pela Prefeitura de São Paulo para monitorar a porcentagem da população que já teve contato com o vírus. A administração municipal anunciou no final de setembro que o exame será feito em todos os 777 mil estudantes, além de professores e funcionários como medida de monitoramento da reabertura das escolas da capital paulista.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, os testes vão ocorrer em 20 municípios do estado espalhados por todas as regiões de saúde. Em cada cidade, 5 escolas serão sorteadas e, em cada uma, 100 alunos e todos os servidores serão examinados.
