Governo de SP vai fazer teste de Covid-19 em 10 mil alunos e 9,3 mil servidores da rede estadual de educação


O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (7) que 10 mil alunos e 9,3 mil servidores da rede estadual de educação vão ser submetidos a exames de Covid-19. Segundo o Censo Escolar, a rede estadual tinha, em 2019, 3,5 milhões de alunos no ensino básico, da creche até o ensino médio. A rede de educação paulista conta com 315 mil servidores, cerca de 250 mil professores e outros 65 mil funcionários que atuam em funções administrativas ou técnicas.

Os exames, que, de acordo com o governo estadual, começam na próxima terça-feira (13), serão do tipo RT-PCR, que verifica a presença do vírus no organismo no momento do exame e, portanto, identifica casos ativos da doença, mesmo que assintomáticos.

Já o exame sorológico avalia a presença de anticorpos específicos (IgM/igG). Portanto, identifica casos passados da doença. Ele foi usado pela Prefeitura de São Paulo para monitorar a porcentagem da população que já teve contato com o vírus. A administração municipal anunciou no final de setembro que o exame será feito em todos os 777 mil estudantes, além de professores e funcionários como medida de monitoramento da reabertura das escolas da capital paulista.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, os testes vão ocorrer em 20 municípios do estado espalhados por todas as regiões de saúde. Em cada cidade, 5 escolas serão sorteadas e, em cada uma, 100 alunos e todos os servidores serão examinados.

“Nós sabemos que grande parte dos municípios já vem fazendo inquéritos que nós chamamos sorológicos. Através dessa metodologia que eu vou apresentar agora existe um diferencial: nós vamos avaliar naqueles indivíduos assintomáticos a presença do vírus, mostrando o momento atual dessa circulação. Então o objetivo dessa testagem é estimar a incidência, e incidência quer dizer presença de novos casos de infecção de SARS-COV-2, em escolas do estado de São Paulo durante o retorno às aulas”, disse Gorinchteyn nesta quarta (7). (G1-SP)

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta