Golpe de Cursos gratuitos chega em Lagoa Grande através do facebook; cuidado, não abra link desconhecido

Circulam pelas redes sociais, especialmente no Facebook, publicações oferecendo cursos gratuitos de formação de mão. A informação chegou ao Blog através de um leitor atento. Os cursos são: operador de Maquinário Pesado e Elétrico, empilhadeira, retroescavadeira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, elétrica predial, residencial e industrial e curso de placas de energia solar. Os cursos não tem nenhum vínculo com a prefeitura de Lagoa Grande e possui todos os indícios para ser mais um golpe. Os cursos são ofertados na página do Facebook  da Fundação de Ensino e Cultura (FEC). 

A Prefeitura alerta a população para não cair nesse tipo de golpe e não preencher formulários através de links. E qualquer curso oferecido pela prefeitura de Lagoa Grande será divulgado nas redes oficiais da gestão. A gestão informou ao Blog do Everaldo que a Prefeitura não possui nenhum vínculo com estas e outras páginas que promovem formação profissional. O Município promove ações de qualificação com outras instituições, como Sebrae e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) por exemplo, mas desconhece totalmente as opções citadas acima. Veja aqui um exemplo de pessoas que caíram nesse golpe.

Segundo os especialistas, a abertura de um link em página desconhecida na internet, mesmo que seja para um curso gratuito, sempre envolve riscos, especialmente porque pode estar mascarando um vírus que se apropria de informações armazenadas no computador ou no celular. Da mesma forma, ao preencher um cadastro e divulgar informações e número de telefone, o interessado “abre a guarda” para o envio de materiais indesejáveis e maliciosos.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário