A dificuldade dos partidos de montar chapa em 2020 em Lagoa Grande.

Pela legislação eleitoral, cada partido em 2020 terá direito a lançar 16 candidatos a vereador em Lagoa Grande, dos quais 30% serão de mulheres, totalizando 5 candidatas e 11 candidatos. É importante salientar que cada mulher não lançada retira candidatos homens da chapa.

Até 2016 os partidos tinham até abril para a realização de filiação, mas somente em agosto era preciso finalizar a chapa para apresentar ao eleitorado, podendo formalizar uma coligação proporcional, em 2020 pela regra de cada partido ter que montar sua própria chapa, em abril os 16 candidatos terão que estar devidamente catalogados.

Muitos partidos, inclusive os considerados grandes como PT e PTB, por exemplo, terão sérias dificuldades para montar chapas competitivas. Os nanicos, como PPS, PMN, PRB e PSD, por exemplo, cada um levou uma cadeira, também terão dificuldade, uma vez que os chamados camurins, ou seja, aqueles que servirão de cauda, poderão desistir entre abril e agosto e deixar os candidatos que efetivamente disputarão mandatos no pincel.

Se os partidos citados terão muita dificuldade para montar suas chapas, partidos como PSB e MDB terão melhores condições de disputa, pois possuem estrutura e voto de legenda para impulsionar seus candidatos a uma cadeira na Casa Zeferino Nunes, vale destacar que os dois juntos levaram 5, das 11 cadeiras.

Quem estiver em partidos sem chapa é bom fazer as contas porque o calendário corre contra os partidos que sofrerão dificuldades para lançar candidatos a vereador.

Vale frisar, com o fim das coligações proporcionais nas eleições para vereador em 2020, regra nova que veio com a reforma política, os partidos não mais poderão se coligar em eleições proporcionais. Isso não significa que o sistema proporcional deixará de existir, mas apenas que os partidos concorrerão em chapas separadas, sem alianças. Ou seja, contarão apenas com seus próprios votos.

Com isso, os partidos mais fortes sairão fortalecidos enquanto os menores terão mais dificuldades em elegerem candidatos.

Texto do blog do Everaldo com adaptação do blog Edmar Lyra.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta