De 22 de julho a 03 de agosto: Em Pernambuco, OBMEP será realizada pelo Educa-PE

As provas da primeira fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) será realizada, em Pernambuco, remotamente pelo Educa-PE. A iniciativa visa fortalecer a inclusão de estudantes que estão assistindo aulas presenciais e online, além de evitar aglomerações com a aplicação da prova física. Os exames serão realizados de 22 de julho a 03 de agosto para todos os alunos da Rede.

Antes da pandemia do novo coronavírus, a OBMEP realizava um dia de prova em todo o País para estudantes da educação básica de escolas públicas e privadas. Com as restrições devido à crise sanitária, a organização da olimpíada recomendou que cada Estado aplicasse as provas como desejassem. Em Pernambuco, com a alta adesão do Educa-PE por parte de estudantes e educadores da Rede, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) se disponibilizou para aplicar os exames pela plataforma Educa-PE, com o auxílio dos pacotes de dados móveis do programa Conecta Aí, também idealizado pela pasta.

Agora, os estudantes da Rede, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), divididos em três níveis, sendo nível 1 para 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, nível 2 para 8º e 9º ano da mesma etapa de ensino e nível 3 para todos os anos do Ensino Médio, farão as provas de suas casas. Ao todo, serão quatro tipos de prova: A, B, C e D, aplicadas em dias diferentes para não haver vazamento de informações. Além disso, haverá um exame especial para estudantes com deficiência.

“As unidades de ensino já receberam o comunicado de como a Secretaria de Educação e Esportes organizou as provas, e os alunos que tiverem dúvidas e quiserem participar devem se dirigir à gestão da sua escola. É extremamente importante realizar a OBMEP mesmo em tempos de pandemia para manter viva nesses estudantes a curiosidade, o interesse pela matemática, a curiosidade científica. A Olimpíada proporciona aos estudantes uma forma leve, lúdica e interessante de como resolver problemas e desafios matemáticos”, disse Regina Celi, gerente geral do Ensino Médio e do Ensino Fundamental Anos Finais da SEE.

“A plataforma do Educa-PE será fundamental para a OBMEP neste ano. A nossa expectativa é que  consigamos atingir o máximo de estudantes possível, já que presencialmente isso não seria possível. A Olimpíada é a continuação do ensino ofertado nas escolas. Se o aluno estuda para os desafios, ele estuda para as disciplinas, amplia seu conhecimento. É muito importante mantê-la nos dias atuais”, frisou Vicente Francisco, coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário