‘Cena horrível’, diz passageira de van envolvida em acidente. Corpos das quatro vítimas do acidente foram liberados

A agricultora Elaine de Sá Pires, 34 anos, e o marido dela, André Lopes Rodrigues, 24, também agricultor, estavam entre os passageiros da van que se envolveu em grave acidente na manhã desta terça-feira (25), na BR-428, próximo à Serra da Santa, em Petrolina, Sertão de Pernambucano, que deixou quatro pessoas mortas. O casal e outros 12 feridos foram encaminhados para o Hospital Universitário (HU) e para um hospital particular de Petrolina.

Acidente na Serra da Santa, em Petrolina — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

Acidente na Serra da Santa, em Petrolina — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

Elaine conta que sofreu um trauma no nariz e o marido dela teve um corte no abdômen. Os dois já foram atendidos e liberados do HU. A agricultora diz que estava dormindo na hora do acidente.

“Eu estava dormindo, não vi. Quando acordei, a van já tinha parado. Eu estava entre as ferragens, tinha muita gente machucada, gritando dentro da van. Cena horrível”.

De acordo com Elaine, a van saiu de Orocó, no Sertão de Pernambuco, por volta das 5h. A agricultora diz que todos os assentos do veículo estavam ocupados. Ela lembra que fez a viagem para Petrolina porque o marido tinha uma consulta marcada na Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE). Segundo a agricultora outros passageiros também estavam indo para a unidade.

“A gente vinha pra UPA, porque meu marido está com o caroço no rosto. Ele vinha tirar. Era pra ser 7h…”

Segundo Elaine, ela e o marido eram vizinhos dos demais passageiros da van. “Era só gente de Orocó. Uma era vizinha minha e os outros moravam tudo perto”, afirma.

O acidente

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu após o caminhão caçamba invadir a contramão e bater na van. O carro de passeio vinha atrás e acabou saindo da pista para não se envolver no acidente. O motorista da caçamba fugiu.

“Fomos acionados às 6h30, aproximadamente, e chegando ao local, devido aos vestígios encontrados, foi detectado que a caçamba, por motivos que ainda vamos apurar, passou para contramão, vindo a colidir com a van.O outro veículo que estava atrás teve que descer o aterro, envolvendo-se no acidente, devido a van ter tombando e vindo para a mão de direção dele”, explica o PRF Levi Timóteo.

Liberação dos corpos pelo IML de Petrolina

O Instituto de Medicina Legal (IML) fez a liberação dos corpos das quatro pessoas que morreram nesta terça-feira (25) em um grave acidente, na BR-428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Eles eram passageiros de uma van que vinha de Orocó, também no Sertão.

Entre as vítimas, Maria Leonor Abade Silva, de 61 anos, Valdete Dias de Souza Menezes, de 55 anos, Thaisa de Lima Menezes, de 35 anos e Yolanda Mirela Alves da Silva, de um ano e cinco meses.

Segundo o tio de Thaisa, a sobrinha vinha para Petrolina para providenciar alguns documentos. “Nós recebemos essa notícia pesada, muito triste, estamos muito abalados, mas nesse momento nós precisamos ter força e tentar resolver toda a situação”.

José Carlos da Silva é tio da pequena Yolanda Mirela e falou sobre a fatalidade. “Muito triste essa tragédia que aconteceu, agente sente por causa dessa quantidade de gente que faleceu”.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Daniel Moreira, o caminhão era antigo e aparentava péssimas condições de circulação. O motorista fugiu do local do acidente.

“Percebeu no local que o motorista da caçamba colidiu na contramão de rolamento, provavelmente, dando causa a esse acidente, o inquérito foi instaurado e as pessoas, vítimas e parentes, devem comparecer a delegacia para que a gente faça todo o procedimento de inquérito policial. E o motorista deve comparecer a delegacia, mas a gente deve estar identificando ele nas próximas horas. Em tese ele vai responder pelos homicídios culposos e lesões corporais culposas na direção de veículo automotor e, no caso, como ele fugiu do local do acidente, ele responde com aumento de pena”, esclareceu o delegado.

A Prefeitura do município de Orocó decretou luto oficial de dois dias. O enterro das vítimas será na cidade nesta quarta-feira.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário