Audiência nesta terça (21), em Brasília, vai debater o Título de ‘Capital Nordestina da Uva e do Vinho’ a Lagoa Grande

Nesta terça-feira, 21 de outubro, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, vai realizar uma audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 1.125/2025, de autoria do deputado federal Fernando Monteiro, que confere ao Município de Lagoa Grande, no Estado de Pernambuco, o título de ‘Capital Nordestina da Uva e do Vinho’.
A realização da audiência pública, que vai acontecer às 14h30, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, atende o requerimento nº 179/2025 de autoria do Deputado Coronel Meira, relator da proposta.
A prefeita Catharina Garziera e uma comitiva composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo estão na capital brasileira para participarem desse grande e importante momento para a história de Lagoa Grande.
Fernando Monteiro disse que reconhecendo a importância do município para o estado e que destaca-se como um dos principais polos vitivinícolas do Brasil, a Assembleia Legislativa de Pernambuco concedeu a Lagoa Grande o título de ‘Capital Pernambucana da Uva e do Vinho’.
O parlamentar lembra que Lagoa Grande abriga cinco das oito vinícolas do Vale do São Francisco, sendo responsável por uma produção anual de aproximadamente 20 milhões de litros de vinhos, sucos e espumantes. Além dos vinhos, a produtividade de uvas no município é notável, alcançando 47 toneladas por hectare, superior à média nacional de 19,4 toneladas por hectare.
