A senha da morte: demora para sair a tal da Senha de regulação deixa família de Lagoa Grande em desespero

Esse senhor da foto é José Francisco Farias, o mesmo sofreu um AVC e encontra-se entubado no Hospital José Henrique de Lima, em Lagoa Grande, aguardando há três dias uma vaga para ser internado em uma UTI de Petrolina. Mas a burocracia impede que o senhor Francisco tenha atendimento especializado devido à falta de UTI nos hospitais da região, ou seja, a famosa senha de regulação, apelidada de “senha da morte”.

O direito à saúde de qualquer cidadão é garantido pela Constituição Brasileira de 1988, previsto nos Artigos 196 a 200, mas parece que a burocracia desta senha impede a garantia desse direito no Sertão do São Francisco. “Não sabemos mais a quem recorrer, o Hospital de Lagoa Grande fez todos os procedimentos necessários para a transferência acontecer, mas a resposta é: UTI tudo lotada, são três dias de angústia para nossa família”, desabafa a filha de seu Francisco. Veja o vídeo abaixo.

Ninguém explica sobre o critério utilizado para a liberação dessa tal senha, nem tão pouco o que é prioridade e qual o paciente que deve ser tratado como prioridade. Por conta dessa confusão imensa que se criou com essa tal senha da morte, a família do senhor Francisco fica com as mãos atadas sem poder fazer nada.

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário