Atenta às questões da saúde, vereadora Werliane comemora aprovação do projeto que amplia número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho

Com um discurso coeso e responsável, a vereadora Werliane Araújo, líder da situação na Casa Zeferino Gomes já é considerada mais uma defensora da saúde de Lagoa Grande. Na sua fala na tribuna, hoje (04), a jovem vereadora comemorou a aprovação no Senado, do Projeto de Lei PL 5.043/2020, que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho aplicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse teste é feito a partir da coleta de gotas de sangue dos pés dos recém-nascidos.

Atualmente, o teste do pezinho realizado pelo SUS engloba seis doenças. São elas: o hipotireoidismo congênito; a fenilcetonúria; a anemia falciforme; a fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); a hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase. Com a mudança prevista no projeto, o exame passará a alcançar 14 grupos de doenças.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta