LUTO: Morre, João Nelly, uma lenda da fruticultura no Semiárido
Faleceu na manhã desta sexta-feira (23), aos 95 anos, o engenheiro agrônomo João Nelly de Menezes Regis, um dos maiores nomes da irrigação brasileira. João Nelly, que é tio do secretário de governo de Lagoa Grande, Olavo Marques, é considerado uma lenda da fruticultura irrigada.
Nascido na cidade baiana de Lençóis, João Nelly teve a vida marcada pelo trabalho a favor do fortalecimento da fruticultura no Semiárido. Através do seu afinco pelo setor, Nelly recebeu em 2018 o título de Cidadão Pernambucano concedido pela Assembleia Legislativa, de autoria do então deputado estadual Lucas Ramos (PSB).
O engenheiro agrônomo João Nelly é o responsável por trazer as primeiras mudas de uva para o Vale do São Francisco e teve participação direta na implantação de projetos que hoje se destacam nas exportações pernambucanas de frutas tropicais.
João Nelly assumiu a extinta Suvale em 1965 e, onze anos depois, trabalhou como Gerente de Departamento Técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), atuando em cidades como Santa Maria da Boa Vista, ‘Lagoa Grande’, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolina.
A atuação de João Nelly merece notoriedade em empreendimentos como o perímetro de irrigação do Bebedouro, os projetos Senador Nilo Coelho e Pontal em Petrolina, o sistema Garças de Santa Maria da Boa Vista e o projeto Brígida em Orocó.
João Nelly é graduado em engenharia agronômica pela Escola de Agronomia da Bahia com especialização na Universidade do Colorado (EUA). Parentes e amigos usaram as redes sociais para externarem as últimas homenagens a esse grande homem, o baluarte da fruticultura no Semiárido.
Os deputados federais Lucas Ramos e João Leão (ex-vice governador da Bahia) usaram suas redes sociais para prestarem as homenagens. O sepultamento aconteceu às 16h, no Jardim da Saudade, em Salvador.