Deputado Augusto Coutinho garante recursos para o trabalho da Fundação Terra

A Fundação Terra, que atende cerca de três mil famílias com seu trabalho nas áreas de assistência social, educação e saúde, recebeu emenda no valor de R$ 200 mil do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), para ampliar ainda mais os seus projetos. A instituição, que é comandada há 38 anos pelo padre Airton Freire, utilizará os recursos no desenvolvimento de atividades artísticas ligadas à cultura popular para crianças, adolescentes e jovens.

“A Fundação Terra desenvolve um dos mais importantes e belos trabalhos sociais do Nordeste. A entidade já beneficiou milhares de pernambucanos e cearenses em vulnerabilidade, com projetos de educação, saúde e capacitação profissional. Com muita satisfação, meu mandato destinou uma emenda para contribuir com as atividades”, destacou o parlamentar.

O trabalho da Terra se iniciou em 1984, em Arcoverde-PE, quando o recém-ordenado padre Airton chegou à cidade e conheceu a realidade dura das comunidades que sofriam de fome e sede. Numa via chamada Rua do Lixo, por causa da sujeira e da carência de serviços básicos, o padre iniciou uma missão inspirada na figura do Jesus Misericordioso, com o lema de servir os pobres e superar a exclusão social.

Atualmente, o setor educacional da instituição atende 1,7 mil crianças e jovens com serviços de Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação Profissionalizante (através de cursos de marcenaria, soldagem, eletricista de alta tensão e informática) tanto na circunvizinhança da sua sede, em Arcoverde, quanto na comunidade rural da Malhada.

Na área de saúde, a Fundação Terra realiza mais de 70 mil procedimentos ao ano, por meio do Centro de Reabilitação CER-IV Mens Sana, em pacientes de 35 municípios que necessitam de tratamento para a reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, incluindo crianças com microcefalia e autismo.
Há mais de dez anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a Creche Pleno Viver e o Centro Esportivo e Cultural Renatus.

Em 2016, no Recife, foi aberto o Centro de Apoio aos Moradores de Rua, que funciona no Pátio da Santa Cruz, no bairro da Boa Vista. Em 2019 foi lançada a pedra fundamental da Fundação Terra Cariri/Ceará, na comunidade do Horto, que irá beneficiar a centenas de crianças e jovens em situação de grande vulnerabilidade social.

Assessoria de Comunicação Dep. Augusto Coutinho

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário