Vereador Gaturiano Cigano volta a ser preso durante operação da Polícia Civil em Petrolina

O vereador de Petrolina, Gaturiano Cigano (União Brasil), voltou a ser preso nesta segunda-feira (5). O parlamentar é um dos alvos da operação Romani, da Polícia Civil de Pernambuco. Os policias cumpriram cinco dos seis mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão. Os pedidos foram expedidos pelo juiz da Vara Única da Comarca de Mirandiba.

“Operação bastante exitosa, resultou no cumprimento efetivo de cinco prisões hoje, apreensão de duas armas de fogo. Isso foi uma resposta que a Polícia Civil deu em decorrência da ação dessa organização, em uma tentativa de homicídio que ocorreu na cidade de Mirandiba, em fevereiro deste ano”, explicou o delegado Marceone Ferreira, durante coletiva de imprensa. Veja mais abaixo 

 

De acordo com o delgado, além de Gaturiano, foram presos um assessor do parlamentar, um parente dele e dois policiais militares, um da ativa e outro da reserva. “Isso demonstra que a polícia precisa fazer as investigações, tirando de circulação seja quem for”, afirma.

Segundo delegado, as investigações apontam que todos os presos participaram da ação criminosa em Mirandiba.

“Os elementos, fortemente armados, tentaram contra a vida de um desafeto deles, na cidade de Mirandiba. Não obtiveram êxito pois a vítima correu para a delegacia e houve troca de tiros entre os investigados e os policiais civis que estavam na delegacia”.

Gaturiano Cigano e os demais presos podem responder, segundo o delegado, por três tentativas de homicídio, porte ilegal, organização criminosa e receptação. “São os principais crimes que eles devem responder ao término das investigações.

O delegado explicou que as prisões realizadas nesta segunda-feira são temporárias inicialmente de 30 dias, e após isso, a investigação vai verificar a necessidade de prorrogar essa prisão ou de um eventual pedido de conversão em preventiva, ao poder judiciário.

“Os investigados que não são policiais militares, já foram recolhidos ao presídio de Petrolina, Edvaldo Gomes, e os policias militares estão custodiados pela Polícia Militar, no batalhão em Petrolina. Todos passaram pela audiência de custódia amanhã [terça-feira] e, após isso, ficarão à disposição da justiça”

Outras prisões de Gaturiano

A Operação Romani foi iniciada em fevereiro deste ano, para combater crimes de tentativa de homicídio, dano qualificado, receptação dolosa e crimes previstos no estatuto do desarmamento, na cidade de Mirandiba.

Vereador de Petrolina, Gaturiano Cigano é solto após passar 50 dias preso

Gaturiano Cigano já havia sido preso em fevereiro, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A PRF encontrou várias armas no carro dirigido pelo vereador. Na mesma época, o vereador foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF). O parlamentar chegou a ficar 50 dias preso no Presídio de Petrolina, a pedido do Ministério Público Federal e da PF.

A defesa do vereador informou que vai se manifestar, através de nota, até às 13h.

Do g1

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário