União Brasil de Miguel Coelho faz ofensiva para ter a vice na chapa de Sergio Moro

A direção do União Brasil, partido que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho está articulando para disputar o Governo do Estado, prepara uma ofensiva para convencer Sergio Moro e o Podemos a aceitarem a indicação de um vice do partido para a pré-candidatura do ex-juiz à Presidência. A movimentação é feita pela cúpula do PSL, que pensa em indicar o deputado Luciano Bivar para o posto. No DEM, não há consenso sobre este movimento.

Bivar é presidente do PSL e comandará o União Brasil assim que a fusão com o DEM for aprovada pelo TSE.

No entendimento do PSL, Moro apresentará um crescimento nas próximas pesquisas eleitorais, mas não o suficiente para o ex-juiz se tornar um candidato capaz de tirar Bolsonaro do segundo turno. Os dirigentes irão dizer a Moro que o União Brasil é o único partido capaz de lhe oferecer palanques para ampliar a capilaridade do projeto no país.

Há um sentimento de que Moro está “preso” a uma bolha criada pelo Podemos. A presidente do partido, deputada Renata Abreu (SP), tem capitaneado o projeto político do ex-juiz e o acompanha em praticamente todos os eventos, viagens e reuniões de que ele participa.

Para se tornar um nome viável na terceira via, Moro acredita que precisará alcançar 18% das intenções de voto até abril de 2022. O PSL argumentará que o ex-juiz não conseguirá atingir esse percentual — nem ultrapassá-lo — se a pré-candidatura continuar restrita à condução do Podemos.

A pretensão de Bivar em se tornar vice de Moro pegou a direção do DEM de surpresa. O projeto foi comunicado a ACM Neto no fim de novembro, em uma reunião que contou com as presenças de Luiz Henrique Mandetta, o pré-candidato do DEM ao Planalto, e do deputado do DEM Elmar Nascimento.

Neto, Mandetta e Elmar ficaram incrédulos ao ouvir a proposta, já que em momento algum Bivar havia expressado esse desejo na negociação da fusão entre DEM e PSL. A cúpula do PSL considera que Mandetta já é uma carta fora do baralho na discussão do projeto presidencial.

O Metrópoles.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário