Prefeitura de Lagoa Grande implanta serviço de teleatendimento psicoterapêutico


A secretaria da Saúde, através da Prefeitura de Lagoa Grande implantou o teleatendimento psicoterapêutico (na modalidade plantão psicológico), em três serviços de saúde(NASF-AB, CEAME e no CAPS – I), com três psicólogas atendendo 40 horas por semana.

Para o coordenador do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica – NASF/AB, o funcionamento obedece há um novo fluxo de referenciamento técnico. “Quando o usuário vai à unidade de saúde, é avaliado sobre a necessidade do atendimento psicológico, nesse momento o profissional da saúde já encaminha para as psicólogas os dados e queixas do paciente e, em seguida o psicólogo já liga direto para o paciente e agenda a modalidade do atendimento que, devido á pandemia, pode variar de três formas. Além da presencial, a novidade é o atendimento remoto “on line”, que se divide em duas partes, através de vídeo chamada e telefone. No contato com o paciente, é que a profissional da psicologia, avalia qual a melhor forma de atendimento. Se necessitar presencial o paciente é agendado para o atendimento no CEAME, sempre observando as medidas de prevenção”, explicou o psicólogo Edjan Silva Santos.

Segundo a secretaria da Saúde, depois da implantação do Teleatendimento Odontológico (TELESSORISO), agora foi á vez do teleatendimento psicológico que tem dado muito certo. Os serviços ajudam o paciente em diversos sentidos. Além do apoio emocional,evita o deslocamento desnecessário, aumenta a celeridade do atendimento e aumenta a segurança do próprio profissional da Saúde. Em relação aos pacientes do CAPS, os serviços seguem com a rotina diferenciada do NASF e CEAME. O encaminhamento para este setor só é feito quando o paciente tem alto grau de comprometimento (transtorno mental severo) e, tem maiores critérios na avaliação.

O objetivo do serviço virtual é dar apoio emocional a população durante a pandemia do novo coronavírus e garantir a segurança das pessoas envolvidas. Outras informações podem ser obtidas através dos números: (87) 99612-6354 e 3869-9068.

ASCOM – PMLG

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta