Município de Lagoa Grande decreta Situação de Emergência em função da estiagem

O município de Lagoa Grande representado pelo seu Prefeito o Sr. Vilmar Cappellaro declara S.E – Situação de Emergência por Estiagem no Município de Lagoa Grande, por 180 dias. Através do Decreto nº 030/2021, publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco no dia 13/08/2021.

A S.E foi declarada por 180 dias considerando que o município de Lagoa Grande apresenta elevadas perdas agrícolas, colapso hídrico tanto para consumo humano quanto animal provocado pelo longo período de estiagem onde os reservatórios encontram-se com suas capacidades de armazenamento abaixo da média devido os baixos índices pluviométricos, resultando no exaurimento da água subterrânea, bem como dos açudes do município, culminando no desabastecimento d’água da população da área de sequeiro.

A decisão efetuou-se a partir das informações contidas nos relatórios de Prejuízos Econômicos, da Operação Pipa, com parecer técnico da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Lagoa Grande COMPDEC.

O decreto e os demais documentos que embasam a situação anormal caracterizada como S.E – Situação de Emergência, foram inseridas no sistema S2ID para renovação do decreto estadual vigente e posterior reconhecimento federal.

Sendo de fundamental importância pois assegura e endossa as políticas públicas para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica, social, alimentar e hídrica, a continuidade do programa Operação Carro-Pipa do governo federal que abastecem as localidades dentro da área afetada no município.

Todas as informações estão contidas no Formulário de Informações de Desastre-FIDE e na Declaração Municipal de Atuação Emergencial-DMATE do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD  da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil -SEDEC.

ERIONEIDE IZABEL DA SILVA

Coord. COOMPDEC

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário