Mesmo preso e com candidatura sub júdice, ‘Faraó dos Bitcoins’ consegue mais de 37 mil votos no Rio

O Ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e ex-garçom, Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”, chegou bem perto de conseguir uma vaga como deputado federal nas Eleições 2022. Isso porque – mesmo preso por suspeita de liderar um esquema bilionário de pirâmide financeira e que lesou mais de 120 mil investidores -, ele conseguiu 37.035 votos.

A votação, expressiva para o Democracia Cristã – cujo último deputado foi eleito em 2018, e partido ao qual Glaidson se filiou -, garantiria a vaga na Câmara dos Deputados. Para se ter uma ideia, o último deputado a ser eleito no Rio de Janeiro obteve 33.368 votos pelo Podemos.

Candidatura foi indeferida em setembro

No entanto, a vaga não será do Faraó dos Bitcoins, uma vez que ele teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro no começo de setembro.

Os desembargadores consideraram que ele não poderia concorrer ao pleito por ser dirigente de estabelecimento financeiro que é objeto de processo de liquidação, que consta na Lei de Ficha Limpa.

Como essa votação aconteceu no dia 12 de setembro, último dia para definir os candidatos que estariam aptos ou não a concorrer, a foto de Glaidson foi para a urna eletrônica, mas, com a decisão do TRE-RJ, os votos que por ventura fosse recebidos pelo candidato não seriam válidos.

Glaidson recorreu ao Superior Tribunal Eleitoral, que ainda não julgou a demanda. Por isso sua situação no no site do TSE aparece como Anulado/Sub judice. 

No entanto, preso e alvo de uma investigação da Polícia Federal por crimes contra o sistema financeiro do país, dificilmente terá sua situação revertida.

Em seu julgamento, os desembargadores do Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro avaliaram que as atividades de Glaidson “comprometem a moral e a ética jurídica”, além de produzir delitos que podem ser equiparados a crimes financeiros.

Na sessão, o desembargador Luiz Paulo Araújo, que era o relator do processo, citou outro caso parecido.

“O próprio TSE já reconheceu a ilegibilidade de empresários que tiveram suas atividades equiparadas a empresas financeiras. Foi reconhecida a ilegibilidade a um operador de consórcio, que não é era uma instituição financeira”, argumentou na época.

Dono da GAS Consultoria Bitcoin, Glaidson Acácio dos Santos foi preso na Operação Kryptos, da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Receita Federal, por suspeita de pirâmide financeira. A PF afirma que a fraude movimentou “cifras bilionárias”.

Poder de mobilização

Recentemente, Glaidson Acácio dos Santos deu outra prova do seu poder de mobilização, quando seguidores começaram a postar que ele estaria com problemas de saúde e estaria sendo alvo de maus-tratos no Complexo de Gericinó, em Bangu, onde está preso, por não receber tratamento adequado.

A Secretaria de Administração Penitenciária negou qualquer situação do tipo, afirmou ainda que Glaidson estava recebendo todo o tratamento necessário, inclusive consulta médica com profissional particular autorizado pela Justiça, e que não iria tolerar ações externas de desestabilização da ordem em suas dependências.

“Pessoas ligadas ao interno Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como ‘Faraó dos Bitcoins’, estão divulgando áudio nas redes sociais insinuando que o mesmo está correndo risco de morrer. Em nenhum momento Glaidson ou qualquer outra pessoa privada de liberdade deixou de receber atendimento médico, quando necessário”, diz trecho da nota da Seap.

“A Secretaria de Administração Penitenciária adverte ainda que não irá tolerar qualquer ‘movimento’ externo com a intenção de desestabilizar e denegrir o trabalho que vem sendo executado pela nova gestão”, finaliza no documento.

Do G1

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário