Justiça eleitoral multa vereador de Petrolina em mais de R$ 53 mil por divulgação de fake news

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), conseguiu derrubar mais uma fake news sobre sua campanha. A decisão da Justiça Eleitoral atinge diretamente o vereador de Petrolina, Capitão Alencar (Patriota) – aliado do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) e da adversária de Marília, Raquel Lyra (PSDB).

Capitão Alencar tem, no seu perfil do Instagram, várias postagens pró-Raquel, inclusive fotografias com a candidata e também com o presidente Bolsonaro. A decisão judicial determina, além da retirada da publicação com falsa pesquisa eleitoral mostrado a tucana com um percentual de intenção de votos não condizente com a realidade, uma multa de R$ 53.205,00.

Segundo a desembargadora Virgínia Gondim Dantas, a postagem de Capitão Alencar contribuiu para “a disseminação de dados que não correspondam à realidade e que exercem influência (o citado ‘efeito manada’)” na opinião do eleitorado.

O Blog deixe o espaço aberto ao vereador.

Fonte: Carlos Britto

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário