Índice de Transparência do Município de Lagoa Grande é considerado moderado, aponta pesquisa do ITMPE

O Tribunal de Contas divulgou esse mês, o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco – ITMPE 2020, levantamento realizado entre os meses de agosto/2020 e fevereiro/2021, que tem por objetivo avaliar os sites oficiais e os portais de transparência das prefeituras e câmaras municipais do Estado, estimulando a melhoria da transparência pública. Veja abaixo as Prefeituras menos transparentes de Pernambuco.

Município Nível de Transparência 2020
CUMARU Insuficiente
JAQUEIRA Insuficiente
LIMOEIRO Insuficiente
MARAIAL Insuficiente
PALMARES Insuficiente
QUIXABA Insuficiente
ÁGUAS BELAS Crítico
MIRANDIBA Crítico
PALMEIRINA Crítico
TRACUNHAÉM Crítico

De acordo com o levantamento, das 184 prefeituras do Estado, 74 ficaram enquadradas no nível de transparência “Desejado”; 100 no nível “Moderado”; 06 no patamar “Insuficiente”; e 04 no nível “Crítico”. Nenhuma prefeitura ficou enquadrada no nível de transparência “Inexistente”.

Vale destacar que a avaliação do ITMPE reflete apenas a disponibilização das informações nos sítios oficiais e portais de transparência no momento da apuração, não sendo verificadas a consistência e a fidedignidade dos dados e informações disponibilizados.

Para o tribunal de Contas de Pernambuco, Lagoa Grande  e outras 99 cidades foram avaliados como níveis de transparências moderado. No ITMPE 2020, das 65 (sessenta e cinco) prefeituras que se encontravam em 2018 no nível de transparência “Moderado”, 20 (vinte) evoluíram para ao nível “Desejado” e 41 (quarenta e uma) permaneceram no mesmo nível avaliado em 2018.

De acordo com o índice apurado, as prefeituras foram classificadas, conforme disposto no § 3º do art. 15 da Resolução TC nº 33/2018, em 5 (cinco) Níveis de Transparência, detalhados na Tabela 5 a seguir.

NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA INTERVALO DO ITMPE
Desejado 1,00 ≥ ITMPE ≥ 0,75
Moderado 0,75 > ITMPE ≥ 0,50
Insuficiente 0,50 > ITMPE ≥ 0,25
Crítico 0,25 > ITMPE > 0,00
Inexistente ITMPE = 0,00

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário