Primeiro Passo: Políticos e moradores se reuniram para debater a tão sonhada adutora de Jutaí.

[metaslider id=7983]

Jutaí foi palco de um grande evento na tarde de ontem (24), uma audiência pública para discutir a implantação da adutora local foi realizada para provocar todos os políticos do estado de Pernambuco, e assim resolver um impasse que vem prejudicando milhares de moradores da área sequeira de Lagoa Grande. O evento aconteceu na Associação dos Vaqueiros de Jutaí.

A audiência foi conduzida pela presidente da Câmara de Vereadores, Iara Evangelista. Além da presidente, estiveram presentes os vereadores: Alvanir Gomes, Edneuza Lafaiete, Fernando Angelim, Nena Gato, Carlinhos Ramos, Professor Vavá, Josafá e Lindaci. As participações do prefeito Vilmar Cappellaro, do vice Italo, dos secretários municipais, de Jaime Barros e Joaquim da Rocinha, representantes nato da região de Jutai, do deputado Gonzaga Patriota, ex-prefeito de Afrânio, Raimundinho Cavalcanti, representando o deputado Adalberto Cavalcanti, Aurivalter Cordeiro (Codevasf), Ivo (STR), Representante do IPA, os ex-prefeitos Dhoni e Robson Amorim e outras autoridades. No debate falaram tanto os convidados como os moradores e lideranças locais.

A extensão da adutora de Jutaí é de cerca de 60 Km, levando água para consumo de uma população que ultrapassa os 5 mil habitantes na região e que sofre ano após ano com as estiagens. O superintendente da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, disse ter ficado satisfeito com os anúncios de parlamentares presentes e representados que se comprometeram em destinar recursos via emendas parlamentares para a obra.

Veja parte dos discursos de algumas autoridades presentes:

“Vamos correr para preparar a licitação da empresa que fará o projeto executivo. Quero sair com prazo e até 26 de dezembro, estaremos preparando a licitação para a elaboração dos projetos que faremos em janeiro. Essa é a orientação do nosso deputado, ministro Fernando Filho e do nosso senador Fernando Bezerra”, declarou Aurivalter.

“É muito importante essa unidade, a união da população, de todos que são políticos representados aqui”, disse o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), presente à audiência pública, o mesmo adiantou que destinará R$ 1 milhão para a obra.

“Estamos lutando pela dignidade, pela cidadania do ser humano que é o acesso à água para consumo humano e também para os animais. Estamos tratando dessa questão importante, infelizmente tem pessoas que podiam dá mais ajuda nesta causa, mas nós queremos que com esse projeto executivo, possamos levar a ação para outras fontes de investimentos, além de emendas parlamentares. Vamos provocar a todos os entes que possam agilizar essa adutora”, considerou Ítalo.

“Já encaminhamos estudos iniciais de topografia para o comando da corporação. É unir forças, juntar o que cada um tem e dizer que estamos à disposição com os equipamentos da Prefeitura, junto com os vereadores que estão conosco também nesta busca e levantando essa bandeira. Uma causa nobre como água para beber, para produzir e plantar e a população de Lagoa Grande tem que está unida para essas conquistas”, assinalou o prefeito Vilmar Cappelaro.

Todos os vereadores presentes usaram a tribuna e falaram que o evento tem uma grande importância para que a Adutora de Jutaí saia do papel e vire uma realidade. Os assessores dos deputados licenciado Fernando Filho e do deputado Adalberto Cavalcanti afirmaram que os parlamentares vão destinar emendas para a Adutora de Jutaí.

Vale destacar que a obra está orçada em mais de R$ 15 milhões, uma obra grandiosa que vai beneficiar milhares de moradores da zona rural de Lagoa Grande.

Nos próximos dias uma comissão deverá ser criada para tratar mais de perto todos os detalhes e andamento da adutora de Jutaí.

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário