Aplicativo “Pardal” recebe denúncias de propaganda eleitoral

Os eleitores de Pernambuco tem uma nova ferramenta para denunciar irregularidades cometidas por candidatos durante a campanha eleitoral. Disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE), o aplicativo “Pardal” começou a funcionar nesta quinta-feira (1º) e, até às 16h30, já havia recebido 97 denúncias, sendo 23 referentes a casos no Recife.

De acordo com o órgão, as denúncias no app seguem a mesma linha do “Denúncia Online”, canal criado anteriormente para enviar registros de propaganda irregular. Dessa forma, o anonimato do eleitor responsável pela queixa será mantido. Disponível na App Store e na Google Play, o “Pardal” também pode ser acessado no próprio site do TRE.

Apesar de já ter reunido mais de 500 denúncias somente na capital pernambucana até a última quarta (31), o “Denúncia Online” deixará de existir e as queixas devem ser efetuadas apenas através do aplicativo. No software, é possível escolher o estado e o município onde acontece a irregularidade e, a partir da identificação do local, o usuário pode enviar imagens, vídeos e áudios de casos referentes a propaganda eleitoral.

Demais assuntos ligados à eleição como compra de votos, uso de máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos de campanhas também podem ser denunciados no sistema. Depois da denúncia, ele gera um número de protocolo que pode ser inserido novamente na busca para que o eleitor acompanhe o andamento de sua queixa.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário