Entrevistado pelo blog, Cappellaro afirma que Lagoa Grande está preparada para vacinação

Janeiro começou com a grande expectativa da chegada da vacina contra a Covid-19 e ontem, esse dia chegou. A ANVISA autorizou neste domingo uso emergencial da vacina chinesa CoronaVac e da vacina de Oxford. O prefeito Vilmar Cappellaro celebrou a aprovação do uso emergencial da vacina contra covid-19 feita pela  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), neste domingo (17). Pernambuco estima receber, no primeiro lote, cerca de 270 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Isso seria suficiente para vacinar, com duas doses, 129 mil pessoas que fazem parte de grupos prioritários.

Um dia antes, no sábado (16), o blog do Everaldo conversou com o prefeito Vilmar Cappellaro a respeito dos preparativos para o início da vacinação. Nossa redação questionou ao gestor como está situação para iniciar a vacinação em Lagoa Grande contra a Covid, se o município tem estrutura adequada para receber o serviço e como será o cronograma de vacinação. (Continua após a publicidade).

De forma direta, Cappellaro respondeu: “Está tudo organizado, temos em estoque 3.500 seringas, 1.700 do estado e o restante aquisição própria. Nossa saúde está pronta para iniciar a vacinação de acordo com a distribuição planejada pelo governo federal. Inclusive autorizamos para comprar mais material para que não tenhamos problemas no andar da programação. Tudo está preparado, com os melhores profissionais para cuidar das pessoas e salvar vidas”, disse.

Público da primeira fase

  • População de trabalhadores de saúde: 432 pessoas
  • População acima dos 75 anos: 687 pessoas

No plano elaborado pela gestão municipal, todos os profissionais estarão aptos para administrar a vacina e com o uso de EPI’s, protegendo a si e a população. A vacinação será centralizada nas unidades básicas 1, 4, e 5, para a população, e equipe volante para os pacientes com difíceis acessos. Todas as unidades serão responsáveis por vacinar seus profissionais, inclusive o Hospital Municipal Jose Henrique de Lima.

Ainda na semana passada, o coordenador de imunização de Lagoa Grande, George Luiz, se pronunciou em um grupo do WhatsApp e confirmou como seria a primeira fase da vacinação: “Em todos os municípios da federação, existe uma previsão de que a vacina chegue ainda esse mês, assim que a Anvisa liberar as mesmas. Lagoa Grande está pronta para iniciar a vacinação tão logo a mesma esteja disponível, iniciaremos com a população acima dos 75 anos e com os trabalhadores da área de saúde”, disse.

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta