Com 46 mortes e 401 casos confirmados, saúde de Pernambuco chega a 80% dos leitos ocupados e pode entrar em um colapso.


Pernambuco confirmou laboratorialmente, até o final da manhã desta quarta-feira (8), mais 12 casos de pacientes que morreram com coronavírus. Com isso, subiu para 46 o número de óbitos causados pela Covid-19, doença transmitida pelo novo vírus. Além disso, houve 49 novos casos confirmados, totalizando 401 ocorrências no estado.

Os números foram divulgador  pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o governo estadual, entre as 12 novas mortes, cinco são de homens e sete de mulheres. Os pacientes tinham idades entre 38 e 92 anos. Diabetes, hipertensão, obesidade e asma foram algumas das comorbidades listadas.

O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, também afirmou ontem (7) que 80% dos 118 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) montados no Estado para receber pacientes do novo coronavírus estão ocupados. Já nos novos 210 leitos de enfermaria, para casos menos graves, esse índice é menor: 43%.

Segundo o secretário de Saúde, o Estado se aproxima de forma acelerada da fase de disseminação descontrolada do vírus, o que deve resultar num aumento rápido dos casos. “Nossa capacidade [de ampliado  da rede] é limitada, mas a epidemia pode não ser. Ela colocou de joelho os sistemas de saúde italiano, inglês, espanhol, americano. Claro, temos o SUS [Sistema Único de Saúde], que é uma fortaleza, mas não garante que estamos livres [de um colapso]“, disse Longo.

Compartilhar:

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta