Clarões são vistos no céu do Recife e intrigam moradores; veja vídeos e saiba o que são

Clarões de diferentes cores foram vistos no céu em, ao menos, duas noites durante esta semana no Grande Recife. Os registros mostram luzes vindo do alto em diversos pontos da Zona Sul da capital pernambucana e de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana (veja vídeo abaixo). Um especialista disse ao g1 que as luzes correspondem a dois fenômenos distintos (saiba mais abaixo).

O primeiro fenômeno foi avistado na noite da terça-feira (27), por volta das 23h. Em imagens cedidas pelo canal “Papa Charlie Golf”, é possível ver o momento em que uma luz branca apareceu de repente, mudando a coloração do céu, que, por apenas um segundo, ficou claro como se fosse dia.

Um evento semelhante também pode ser visto em alguns municípios do Grande Recife em outubro de 2014, quando um grande clarão fez a noite virar dia por alguns segundos. Em 2020, um meteoro que explodiu na atmosfera foi visto no céu do Sertão de Pernambuco, a cerca de 400 km de Recife.

á na quinta (29), clarões alaranjados foram vistos em diferentes locais entre a Zona Sul do Recife e o litoral de Jaboatão dos Guararapes. As imagens, enviadas ao WhatsApp da TV Globo, mostram luzes “piscando” no céu em vários momentos ao longo da noite, a partir das 19h30, deixando moradores intrigados.

Um dos registros foi feito pela empresária Kylda Pereira, que estava trabalhando quando os clarões começaram, no bairro do Pina, onde mora. “Está me chamando muita atenção, [vem] direto mesmo. Tem hora em que dá um clarão bem forte, como se fosse uma ‘chuva de raio'”, definiu a moradora.

Outras aparições foram registradas em Brasília Teimosa, também na Zona Sul da capital, e em Barra de Jangada, em Jaboatão. Segundo os moradores, as luzes apareciam sem nenhum estrondo.

Fenômenos no céu

Para entender o que gerou esses clarões, o g1 conversou com o professor Cleiton Batista, que é o coordenador do Observatório Astronômico da Sé, em Olinda. De acordo com o especialista, o primeiro fenômeno foi causado por um meteoro. Já o segundo, podem ser relâmpagos ou um incêndio numa subestação de energia elétrica.

Para o coordenador do Observatório Astronômico, um dos indícios que apontam para a hipótese de os clarões vistos na quinta-feira serem relâmpagos é o fato de o céu estar nublado na hora das aparições — fator que favorece o aparecimento de raios.

Do g1

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário