Um mês após reabertura do comércio, número de casos de Covid-19 quadruplica em Petrolina e passa dos 1000. As curas clínicas são 482 e 26 óbitos

Pouco mais de três meses depois do primeiro caso registrado de Covid-19 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o município ultrapassou os mil casos nesta quinta-feira (2) e após um mês e um dia da reabertura do comércio, o número de casos quadruplicou. No dia 1º de junho, quando o município de Petrolina iniciou a reabertura dos serviços não essenciais, eram 253 casos confirmados do novo coronavírus, com 97 curas clínicas e oito óbitos. Agora, o número de casos confirmados passou para 1.014, com 26 óbitos e 482 curas clínicas, enquanto o número de casos ativos da doença no município é de 506.

De acordo com pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que analisam a evolução da doença em Petrolina e Juazeiro, na Bahia, a reabertura de serviços como o comércio, fez com que o número de casos e óbitos crescesse rapidamente.

“O modelo matemático mostra que muito claramente as medidas que a gente têm das prefeituras, que o número de casos aumentou muito quando o comércio abriu. Mas ai vem um outro ponto. Aumentou mais porque está testando mais? É preciso esclarecer que a testagem do jeito que é feita hoje serve muito mais como uma medida de detecção do que de contenção da doença. A gente pode dizer que os testes contém a doença quando ele é feito na população em geral, sintomático, assintomático, doente, não doente, porque a gente consegue mapear a evolução dessa doença. Quando a gente testa como é hoje, quem é grave, quem morreu, quem chega no posto de saúde com os sintomas, você não mapeia a doença, você só aumenta a detecção da doença”, explicou o pesquisador do colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf, Paulo de Carvalho.

Segundo Paulo de Carvalho, o número de casos deve continuar crescendo durante pelo menos, mais um mês, se medidas para conter o avanço do novo coronavírus não forem tomadas.

“No momento estamos no cenário de franca ascensão, vamos subir muito ainda. Provavelmente até o final de julho, a gente não vai ter nenhuma mudança de cenário. Os casos não vão parar de subir, pelo modelo matemático. Agora, amanhã, isso pode mudar. Se de repente tiver um lockdown na cidade, isso vai mudar completamente”, ressaltou.

Ações da prefeitura de Petrolina e os casos de Covid-19 na cidade.  — Foto: G1 Petrolina

Ações da prefeitura de Petrolina e os casos de Covid-19 na cidade. — Foto: G1 Petrolina

“Se a gente já sabia, a partir do comportamento da doença, em outros cantos do país, no mundo, da importância da gente manter a prática de isolamento, de distanciamento social, esses cálculos, esses dados que estão sendo gerados a partir da nossa realidade somente reforçam essa importância e esse cuidado ainda mais nesse momento. É possível pensar em medidas de relaxamento do distanciamento? Sim, a depender do caminhar da pandemia, a depender do caminhar do espalhamento do vírus, mas ainda não é esse o momento, a gente está numa fase de crescimento acelerado e todas essas medidas continuam sendo muito importantes pra gente”, complementou o médico da família e professor, Aristóteles Cardona.

Mortes

O número de mortes pelo novo coronavírus cresceu mais de três vezes após a reabertura do comércio. No dia 1º de junho, Petrolina registrava oito óbitos pela Covid-19, agora contabiliza 26.

Curas

O número de curas clínicas cresceu proporcionalmente após a reabertura do comércio. No dia 1º de junho, dos 253 casos confirmados, 97 pacientes eram considerados recuperados, um percentual de 38,3%. Pouco mais de um mês depois, o número de casos é de 1.014, enquanto 482 pacientes são considerados recuperados, o que corresponde a 47,5% do total de casos confirmados.

Covid-19 na Penitenciária de Petrolina

No dia 23 de junho, detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes começaram a ser testados para Covid-19. Na ocasião, 30 casos foram confirmados no local. Atualmente o número chegou a 98.

Com o crescimento dos casos na penitenciária, familiares dos detentos questionaram as condições para tratamento. Em um vídeo que foi enviada à TV Grande Rio, é possível ver os presos deitados em colchonetes, no corredor da penitenciária. Os homens que aparecem nas imagens estariam contaminados com a Covid-19.

De acordo com o Secretário Executivo de Ressocialização (Seres), os detentos confirmados com a Covid-19 estão em um pavilhão separado dos outros internos. “Se você perceber, todos estão tranquilos, estão bem, não tem nenhum alvoroço. Você vê que não tem sintomas maiores, mas tudo está sendo apurado por nossa secretaria. Estão no pavilhão, alguns pra que tenham mais conforto, ficam alguns espalhados, mas nada que seja prejudicial a eles”.

Na Cadeia Pública Feminina nenhuma detenta foi positivada para Covid-19.

G1 – Petrolina.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário