Servidores da prefeitura de Petrolina são afastados por fraudes no Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal

Servidores públicos foram afastados de suas funções por suspeita de fraude no Programa Casa Verde e Amarela (Minha Casa Minha Vida), do Governo Federal, na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A Operação ‘Tempo Perdido’, com o objetivo de desarticular grupo criminoso, formado por servidores públicos do município de Petrolina

Além dos mandados de afastamento cautelar, a Polícia Federal (PF) cumpriu 16 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia e Pernambuco.

Segundo a PF, o grupo criminoso fraudava processos de concessão do programa a fim de beneficiar parentes e pessoas próximas, além de comercializar as unidades habitacionais.

INVESTIGAÇÕES

As investigações aconteceram entre os meses de junho de 2020 e julho de 2021. A polícia afirma que dentre as atitudes criminosas estão a falsificação de documentos e atesto de informações inexistentes.

Estima-se que as fraudes geraram um prejuízo de aproximadamente R$ 17 milhões aos cofres públicos.

A PF afirma que continuará a apuração para identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa.

Se autuados, os investigados podem responder pelos crimes de Associação Criminosa (art. 288 do Código Penal), Falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal), Corrupção Passiva (art. 317 do Código Penal), Prevaricação (art. 319 do Código Penal), e Fraude Contra o Sistema Financeiro (art. 19 da Lei 7.492/86), cujas penas somadas pode chegar a 37 anos de reclusão.

CANAIS DE DENÚNCIA

A Polícia Federal disponibiliza o e-mail gab.jzo.ba@pf.gov.br e a conta Whatsapp (74) 3614- 9125 para o recebimento de denúncias e outras informações referentes aos fatos, além do serviço de plantão na própria Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro/BA.

Fonte: JC

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário