Semana Estadual do Jovem Empreendedor com mais de 30 ações e lançamento do CredJovem Empreendedor começa hoje; veja a programação

O Governo de Pernambuco promove, a partir desta segunda (7), a Semana Estadual do Empreendedorismo Jovem. A jornada, alusiva ao Dia Estadual do Jovem Empreendedor, celebrado em 7 de março, será aberta às 13h, no auditório do Porto Digital, no Recife, com o lançamento de uma linha de crédito para incentivar jovens de 18 a 29 anos a abrir, manter ou expandir o próprio negócio. O evento poderá ser acompanhado ao vivo em youtube.com/secdesenvolvimentosocial. Até a sexta (11), também haverá cursos, oficinas, seminários e Caravanas do Empreendedorismo. A programação gratuita terá mais de 30 ações em todo o Estado.

O objetivo do evento é estimular a intersetorialidade de projetos entre as secretarias estaduais, gestões municipais e instituições da sociedade civil para garantir políticas que estimulem a juventude a empreender e conquistar renda. De acordo com estudo feito pelo Sebrae com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação da juventude no rol de empreendedores vem caindo nos últimos anos, passando de 7,2%, em 2016, para 5,8%, em 2021. Além disso, brasileiros com até 29 anos são os mais afetados pela falta de trabalho, com taxas superiores à média do contingente de desempregados no país.

“Esses dados demonstram uma problemática nacional que, aqui em Pernambuco, está sendo enfrentada com políticas integradas, com oferta de qualificação, com acesso a incentivos financeiros e muitas outras iniciativas reunidas em uma programação vasta para esta semana especialmente dedicada ao jovem que empreende ou que deseja ter a oportunidade de empreender”, comenta o secretário Sileno Guedes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco.

O evento está sendo coordenado pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude, com o apoio das secretarias estaduais da Mulher, de Cultura e de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e de órgãos vinculados – a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Agência de Empreendedorismo (AGE). Também estarão na Semana Estadual do Empreendedorismo Jovem o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), o Sebrae, o CIEE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a co.liga, escola de economia criativa ligada à Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e à Fundação Roberto Marinho. A programação completa está disponível abaixo.

CRÉDITO – A linha de crédito a ser lançada pelo Governo de Pernambuco na Semana Estadual do Empreendedorismo Jovem – o CredJovem Empreendedor – será uma das maiores políticas governamentais voltadas à juventude no país. O recurso será disponibilizado pela AGE. Outros dados, como taxas de juros e prazos de pagamento, serão detalhados na abertura do evento. Na ocasião, representantes da AGE e da SDSCJ também assinarão um acordo de cooperação para formatar, em até 90 dias, uma segunda linha de crédito, voltada a empresas dispostas a contratar jovens de 18 a 29 anos.

CASA VIRTUAL – Durante o evento, também será lançada a programação da Casa Virtual em 2022, programa executado pela SDSCJ. Ao longo da semana, serão realizados os cursos online “Como expandir seu negócio”, na terça-feira (8) – turma exclusiva para mulheres –; “Acesso ao crédito”, na quarta (9); “Como conquistar e manter clientes”, na quinta (10); e a palestra “Jovens e juventudes: entre crises e horizontes de expectativas”, no mesmo dia. As inscrições devem ser feitas nos links disponibilizados abaixo.

CARAVANAS DO EMPREENDEDORISMO – A programação terá presença no Interior com as Caravanas do Empreendedorismo, com formato presencial e realização da Seteq. Na terça (8), Dia Internacional da Mulher, a ação vai aportar na Casa das Juventudes de Arcoverde, com palestras sobre educação financeira, microempreendedor individual e empreendedorismo. O acesso será exclusivo para mulheres. Já na quinta (10), o mesmo evento, aberto a todos, ocorrerá em Santa Cruz do Capibaribe.

CENTRO DA JUVENTUDE – O público atendido no Centro da Juventude de Santo Amaro, no Recife, vai participar ativamente da programação, em oficinas sobre elaboração de currículos, planejamento estratégico, expansão de negócios, entre outros temas. O espaço é administrado pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário