Professora Claudia Souza comenta os avanços do IDEPE em Lagoa Grande e cita os investimentos na educação do município

Recebemos vários compartilhamentos de alguns dados referentes a secretaria de educação daqui de Lagoa Grande. Por curiosidade e sendo professora fui pesquisar nas fontes cabíveis.

Mesmo a atual gestão ter sofrido para sanar questões financeiras principalmente em se tratando de construção de escolas, que se encontra impedidas de receber recursos do Governo Federal – PAR tem investido nas questões pedagógicas e profissionais da rede.

Agora no dia 23 – Quarta feira a gestão em curso recebeu Certificado de Reconhecimento do Governo do Estado de PE,  na capital do estado, que se encontra no site do Youtube.

Celebram mais uma vez, resultados referentes as Avaliações Externas, agora o resultado diz respeito as avaliações realizadas pelo governo estadual / IDEPE – Índice de Desenvolvimento do estado de PERNAMBUCO, que   avalia o desempenho da educação municipal e estadual, utilizando a mesma metodologia e o mesmo sistema do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A avaliação que gera o índice, é realizada todos os anos e existe desde 2015, com resultados divulgados anualmente, sendo este um momento de grande expectativa para gestores e professores das redes estaduais e municipais de Pernambuco.

O resultado divulgado reforça que o município continua avançando. Lagoa Grande apresentou nessa edição, o crescimento surpreendente de 23,3 % nas séries iniciais, o que o coloca na posição de 3º lugar no ranking, não apenas na regional e sim no estadual. Os resultados do SAEPE, publicados no primeiro semestre, nos mostraram que houve crescimento em Língua Portuguesa e Matemática, tanto nos anos iniciais como também nos anos finais, conforme pode ser observado nos quadros abaixo:

RESULTADO SAEPE LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO

RESULTADO SAEPE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO

Com esse resultado, o Município de Lagoa Grande supera todas as suas  metas tanto para o Ensino Fundamental  I , como para o Ensino Fundamental II , e traz para as  equipes escolares o desejo de projetar para os próximos anos , metas bem mais audaciosas.  Os dados observados com a divulgação do IDEPE esta semana, reafirmam  os resultados do IDEB, divulgados no último dia 15 , onde Lagoa Grande se posiciona entre os 3 melhores municípios da Regional Sertão Médio do São Francisco, onde chegamos a meta projetada  pelo INEP de 5.2 , nos anos iniciais.

A Secretária de Educação de Lagoa Grande, realizou uma análise dos resultados:

“O IDEPE é um índice muito importante, pois traz à tona a avaliação de todas as escolas que compõem a nossa Secretaria, não se trata apenas uma amostragem, é um termômetro real que nos fornece indicadores para avançarmos cada dia mais, eu acredito piamente que estamos trilhando o caminho correto. A cada avaliação dessa recebemos combustível para nos motivarmos ainda mais e juntos pactuarmos novas e audaciosas metas. Sabemos que não é fácil fazer educação pública de qualidade, mas nossa crença e otimismo são grandes aliados e nos levarão longe”.

A Secretária Municipal de Educação de Lagoa Grande, evidenciou a gratidão aos que contribuíram para este resultado, parabenizou todos os educadores e educadoras, também os demais profissionais das escolas, que de modo especial colaboraram para a construção dos índices alcançados pelo município, reafirmando o compromisso em fazer Educação de Qualidade no município, com vistas a garantir um futuro bem melhor para cada munícipe. No blog do Everaldo, a Secretária Fabiana diz: Diante de todos os percalços, lutas e desafios estamos no caminho certo. Sou uma eterna Professora. Onde não só idealizo, mais faço garantir com atitude. Nossa equipe: Gestor Municipal, Parceiros, A GRE Petrolina em nome de Anete Ferraz, Gestores, Coordenadores e aos nossos Professores que são aqueles que estão diretamente com os alunos, aos nossos alunos o meu respeito e admiração. E finalmente a família que nesse período tem feito o máximo para acompanhar seus filhos. Reverencio nossa Educação de Lagoa Grande. Que Deus nos guie com sabedoria e humildade e alavancar mais ainda os números.

Professora Claudia Souza da Escola Municipal Hélio Ferreira Maia.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário