Precatórios para educação de Lagoa Grande foi tema do discurso do vereador Vavá e da vereadora Rosa. 

O vereador Professor Vavá e a vereadora Rosa de Erasmo foram coesos em suas colocações ao falarem sobre o rateio para os professores do município, de 60% dos precatórios do governo federal no Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Os dois parlamentares usaram a tribuna da sessão da última terça (12) e falaram em favor dos educadores municipais. “Em relação ao precatório, temos de discutir mesmo, buscar informações, o dinheiro tirado dos professores, então tem que voltar para os professores, seja qual for a porcentagem”. esclareceu Vavá.

Vavá disse que a prefeitura é quem vai definir o valor, e quando chegar na Câmara de Vereadores, ele e nenhum vereador vai se abster em votar. “Não podemos permitir  que a prefeitura deixe os professores de fora, se foi tirado dos educadores, é justo retornar  para eles.”

A vereadora Rosa também saiu em defesa dos educadores: “Vamos votar no requerimento para termos uma audiência e saber onde todo esse recurso será investido. Sou completamente a favor que 60% ou mais, desse recurso seja destinado aos nossos professores que diariamente lutam para educar nossos filhos.”

A parlamentar falou que assim que a prefeitura encaminhar o projeto à casa, todos irão votar e aprovar que os 60% seja destinado aos educadores.

Vale destacar que cerca de R$ 90 bilhões foram depositados pelo governo federal no Fundef como resultado de decisão a ação judicial das prefeituras que reconheceu não ter a União, por divergência de cálculo, repassado tal quantia ao Fundo entre 1998 e 2006. Desse total, R$ 54 bilhões – equivalentes a 60% – têm de ser destinados “ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica”, conforme determina a lei do Fundef.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta