Políticos já podem trocar de partido sem a perda do mandado.

A partir de hoje (5), os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura de sua cidade podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda. O prazo da chamada janela partidária termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

Em Lagoa Grande por exemplo, 10, dos 11 vereadores devem trocar de sigla. Nena Gato (PMN), Alvanir Gomes (PSD) e Mantena (PMN) devem ir para o PSB. Fernando Angelin (PPS) e Edneuza Lafaiete (PTB), vão para o MDB. Já os vereadores da oposição Professor Vavá (PSB) e Rosa de Erasmo (PRB) vão para Solidariedade. Iara Evangelista (PSB), Carlinhos Ramos (PSB) e Lindaci Amorim (PT), ainda não sinalizaram qual será o partido, mas segundo informações, o DEM dos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho, pode ser a legenda escolhida pelo trio.

Uma coisa é certa, todos os detentores de cargo político, que vão trocar de partido, já devem está organizando a papelada, afinal, um mês passa muito rápido. Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições, o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias (prefeitura) ou proporcionais (reeleição).

Outras datas previstas no calendário eleitoral devem ser seguidas pelos candidatos e partidos que vão disputar o pleito. No dia 4 de abril, todos os partidos que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo TSE.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário