Covid-19: Pernambuco recebe mais 195.240 doses da vacina da Pfizer e CoronaVac

Mais 87 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19 e 108.240 da CoronaVac chegaram a Pernambuco na madrugada desta quarta-feira (26).

No caso da vacina da Pfizer, a prioridade de imunização deverá ser dada a crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades; crianças indígenas e quilombolas; crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave da Covid-19; e, depois, em crianças que não estão nas categorias anteriores, conforme a idade, em ordem decrescente.

Já a CoronaVac não tem orientações de prioridade; ao aprovar a vacina para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, a Anvisa recomendou que ela não fosse dada a imunossuprimidos.

Conforme decidido durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na segunda-feira (24), as prefeituras podem ampliar a vacinação com a Pfizer pediátrica para todos os grupos etários permitidos para o imunizante, que são de crianças com 5 a 11 anos.

A Secretaria Estadual de Saúde ressaltou a importância de os municípios alertarem pais e responsáveis sobre o intervalo obrigatório de 15 dias, antes ou depois, entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 nas crianças e as outras vacinas do calendário de imunização do público infantil.

Vacinas recebidas em PE

Desde o primeiro envio de imunizantes para as crianças em Pernambuco, em 14 de janeiro deste ano, o estado recebeu 207 mil doses para o público infantil, todas da vacina pediátrica da Pfizer. O segundo lote chegou no dia 18 de janeiro.

Ao todo, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, em 18 de janeiro de 2021, chegaram a Pernambuco 17.467.903 doses de vacinas contra a doença. Além do montante destinado às crianças, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da CoronaVac/Butantan; 7.623.720 da Pfizer/BioNTech; e 305.510 da Janssen.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário