PE estima receber hoje, 270 mil doses de vacina contra Covid-19 e beneficiar pessoal de saúde, idosos e indígenas

Pernambuco estima receber hoje, no primeiro lote, cerca de 270 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante teve o pedido de uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), neste domingo (17).

Isso seria suficiente para vacinar, com duas doses, 129 mil pessoas que fazem parte de grupos prioritários. Entre essas pessoas estão profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos que estão em asilos e indígenas aldeados.

A quantidade de pessoas imunizadas nesta primeira fase corresponde a cerca de 4,4% do total de 2,9 milhões de pernambucanos incluídos nos grupos prioritários. Essas informações foram repassadas por meio de nota, divulgada na noite deste domingo.

As doses que tiveram o uso emergencial aprovado foram importadas da China e estão em São Paulo, na sede do Instituto Butantan. Elas foram requisitadas emergencialmente pelo Ministério da Saúde, depois do fracasso na tentativa de importação de 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford, que também foi aprovada neste domingo.

“Nesta segunda-feira, às 7h, a distribuição das vacinas irá para todos os estados brasileiros, para que cada governo possa dar início ao plano de vacinação. O DLOG vai fracionar, agora, as quantidades corretas para cada estado. A Força Aérea Brasileira vai fazer a entrega nos pontos focais. A partir daí, os estados fazem a distribuição local”, explicou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (17), no Rio de Janeiro.

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO (DLOG)

A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, para transporte gratuito da vacina Covid-19 às unidades federadas do país que necessitam do transporte aéreo para a chegada das doses. Vale reforçar que o Governo Federal transportará as vacinas aos estados, que farão a distribuição aos municípios junto com o Ministério da Defesa.
Veja abaixo a quantidade que será distribuída a cada estado – considerando as 6 milhões de doses fornecidas pelo Instituo Butantan.

Também neste domingo, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou que pode contratar até 745 funcionários para atuar no plano de vacinação, se houver demanda. Esses profissionais passaram num concurso dois anos antes, em 2019, e aguardavam o chamamento.

Pandemia em Pernambuco

No dia em que o Brasil teve a aprovação de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, Pernambuco ultrapassou, neste domingo (17), a marca de 10 mil mortes provocadas pela doença. Os dados estão no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de saúde (SES). Nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim, foram confirmados 482 casos e 27 óbitos.

As mortes confirmadas neste domingo ocorreram entre o dia 9 de junho de 2020, sete meses atrás, e a sexta-feira (15). Segundo o governo, desde o início da pandemia, em março Pernambuco registrou 241.087 casos do novo coronavírus e 10.020 óbitos.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta