Enquanto bolsonaristas e lulistas travam batalha pela paternidade das fraudes ao INSS, aposentados aguardam devolução do que foi roubado

Primeiro, os descontos não autorizados em benefícios do INSS provocaram indignação. Depois, vieram as trocas de acusações entre o governo atual e o anterior – porque se descobriu que as fraudes ocorreram nos dois períodos. Enquanto esse embate político se desenrola em Brasília, milhões de famílias brasileiras aguardam uma solução: a devolução do que foi roubado.

Até esta sexta-feira (16), terceiro dia de operação do sistema, 1.345.817 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram o reembolso por descontos irregulares identificados em seus benefícios.

A fraude, revelada pela Polícia Federal, consiste no uso indevido de dados para realizar descontos automáticos em aposentadorias e pensões, vinculados a associações e entidades sem autorização dos segurados.

A investigação da Polícia Federal apontou que associações que oferecem serviços a aposentados estavam cadastrando pessoas sem autorização, utilizando assinaturas falsas para descontar mensalidades diretamente dos benefícios pagos pelo INSS. Segundo estimativas, o esquema pode ter desviado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Aposentados e pensionistas apontaram 41 entidades associativas que fizeram descontos indevidos. Esse número corresponde a todas as associações cadastradas que praticaram os descontos considerados indevidos.

A CGU identificou 19 municípios do Brasil em que 60% ou mais dos aposentados sofreram descontos suspeitos de serem indevidos. A maioria desses municípios está no Nordeste — entre eles, Aguiar, no sertão da Paraíba. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aguiar identificou descontos irregulares da:

  • Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen);
  • Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer);
  • Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (AAPB).

Aguiar, no sertão da Paraíba, tem 5 mil habitantes; 1.427 são beneficiários do INSS. Segundo a CGU – Controladoria-Geral da União, quase 64% dos aposentados do município pagam mensalidades associativas a empresas suspeitas de fraude.

O aposentado Antônio Ferreira Neto, de Aguiar, passou um ano e dois meses tendo R$ 44 descontados para a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação, a Abapen. Ele diz que não autorizou.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário