Contrários às aulas presenciais, professores da rede estadual de Pernambuco entram em greve

Em assembleia virtual realizada nesta quinta-feira (15), professores da rede estadual decidiram que farão greve a partir de segunda-feira (19), data marcada pelo governo de Pernambuco para o início do retorno gradual das aulas presenciais. Devido à pandemia de covid-19, as atividades nas escolas do Estado foram suspensas em 18 de março.

Na reunião dos docentes, primeiro eles decidiram se teria greve. Foram 627 votantes. Desse total, 90,3% aprovaram a paralisação e 5,7% preferiram que não houvesse greve. Outros 4,2% se abstiveram.

Em uma segunda votação, foi apreciado o modelo da paralisação: se suspensão total das atividades (presenciais e remotas) ou se parcial (apenas das aulas presenciais). Houve 355 votos pela greve só das aulas presenciais e 146 pela paralisação geral, além de 14 abstenções. Significa que os professores continuarão trabalhando, mas com aulas remotas.

“Não voltaremos ao trabalho presencial, continuaremos com as atividades remotas, é greve pela vida dos professores, dos administrativos, analistas, por nossos estudantes e comunidade escolar! Escola aberta só com vacina!”, ressaltou a presidente do Sintepe, Valéria Silva. “Os trabalhadores em educação estão reivindicando ficar vivos! Esta greve é em defesa da saúde e da vida de toda a comunidade escolar”,

complementou a vice-presidente do sindicato, Ivete Caetano.

CRONOGRAMA

Nas escolas estaduais, o retorno das aulas presencias definido pelo governo começa segunda-feira com turmas da educação infantil, 1° ao 5º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Na semana seguinte, no dia 26 de abril, poderão voltar os estudantes dos 8⁰ e 9⁰ anos do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. Por último, no dia 3 de maio, a autorização é para os 6⁰ e 7⁰ anos do sino médio.

PANDEMIA

A Secretaria Estadual de Saúde registrou, nesta quinta-feira (15), 1.868 casos de covid-19. Entre os confirmados, 152 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.716 (92%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 376.983 pessoas que tiveram a doença, sendo 38.204 graves e 338.779 leves.

O boletim também informa que houve óbitos, ocorridos entre 10 de junho de 2020 e ontem, dia 14. Com isso, o Estado totaliza 13.051 mortes pela covid-19.

Fonte: JC

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário