Chegando aos 1000: Miguel Coelho terá pulso para enfrentar os empresários e decretar lockdown em Petrolina?

A gestão municipal de Petrolina por meio do prefeito Miguel Coelho voltou com as atividades econômicas no dia 01/06 de forma precipitada e depois precisou reverter a decisão, mas o estrago pela decisão tomada já era visível, pois não havia maturidade nos números.

Chega a ser assustador o aumento dos novos casos do novo Coronavírus no mês de junho. Faltando ainda dois dias para o mês do São João acabar, mas consigo trouxe uma péssima estatística na principal cidade do Vale do São Francisco. No primeiro dia da abertura do comércio, Petrolina fechou com 268 casos, hoje, 28º dia, já são 811 casos confirmados, ou seja, um aumento de mais de 200%.

Os óbitos também aumentaram significantemente, saiu de 9, no primeiro dia de afrouxamento, para 26 no 28º dia. Ou seja, quase 190% de aumento. Já as curas clinicas não acompanharam o ritmo dos novos casos e dos óbitos, saiu de 97 para 188 na data de hoje (28), quase 94% a mais.

Os números estão mostrando que o prefeito Miguel Coelho deve agir com pulso e encarar a classe empresarial e decretar o lockdown urgentemente. Segundo a ciência, a expectativa é de um aumento de casos nos municípios do interior a partir de julho. A decretação de quarentena rígida, assim como aconteceu no Recife, Olinda, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e atualmente estar em vigor nas cidades de Bezerros e Caruaru deve ser posta em prática.

Nesse momento de grande ascensão dos números, a cautela é o melhor remédio, não é o temor absoluto, nem o imobilismo pelo medo, Miguel Coelho precisa de cautela na tomada de decisões é claro, mas também deve agir, pois a saúde de boa parte da população petrolinense e de outras cidades circunvizinhas estão em jogo.

Compartilhar:

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta