Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos do Farmácia Popular

As 55 milhões de pessoas beneficiárias do Bolsa Família podem retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis no Programa Farmácia Popular. Uma medida inédita, anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (07.06). O evento em Recife marcou a retomada do programa do Ministério da Saúde.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a integração entre as iniciativas é mais uma demonstração que o Governo Federal trabalha para que as políticas públicas atendam às famílias mais vulneráveis no conjunto de suas necessidades.

Para retirar os medicamentos, basta o beneficiário do Bolsa Família ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo ao programa ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Até o momento, o Farmácia Popular disponibilizava medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes. Os outros tratamentos eram oferecidos com preços mais baixos, no modelo de copagamento. A partir de agora, os beneficiários do Bolsa Família terão acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa para o tratamento de diversas doenças sem custos.

Expansão

Com a retomada do Farmácia Popular, haverá a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. O presidente Lula sustentou que ninguém vai ao médico apenas para pegar uma receita, as pessoas vão ao médico porque querem diagnóstico e remédio para curar.

Ao todo 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste. Dessa forma, o acesso à saúde passa a ser completo para essa população – do atendimento médico ao tratamento.

Com as novas habilitações que serão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.

Clique aqui e saiba mais 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário