Após associar vitória de Lula no Nordeste ao analfabetismo, Bolsonaro faz campanha no Recife em busca de votos dos nordestinos

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu agenda de campanha nesta quinta-feira (13) no Recife. Esta é a primeira viagem de Bolsonaro ao Nordeste após ter associado a vitória de Lula (PT) na região no primeiro turno ao analfabetismo (leia detalhes mais abaixo).

O presidente desembarcou no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre e seguiu para um hotel na Zona Sul da cidade, onde teve reunião com apoiadores. Em seguida, fez um pronunciamento aos apoiadores na área externa do hotel.

Durante o encontro na parte interna no hotel, Bolsonaro disse acreditar que fez “o possível” para combater a Covid-19 e pediu desculpas pelo “exagero” em declarações sobre a pandemia, mas defendeu a política adotada pelo governo.

Em razão da agenda de Bolsonaro na cidade, o Exército bloqueou parte da Avenida Boa Viagem, no Pina, na Zona Sul. Apoiadores do presidente permaneceram em frente ao hotel onde Bolsonaro tem agenda e, enquanto aguardavam a chegada do candidato.

Vitória de Lula no Nordeste

O segundo turno está marcado para o próximo dia 30. E a viagem de Bolsonaro a Recife é a primeira do presidente ao Nordeste desde a polêmica em que relacionou a vitória de Lula (PT) nos estados da região no primeiro turno ao analfabetismo de parte da população.

Ao todo, no primeiro turno, Bolsonaro venceu em 13 estados, e Lula, em 14 estados. Desses 14, nove estados são da região Nordeste. A região soma 42,3 milhões de eleitores e fica atrás somente do Sudeste (66,7 milhões de eleitores).

No último dia 5, três dias após o primeiro turno, Bolsonaro disse: “Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo’. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões.”

A declaração gerou repercussão negativa para o presidente em meio à disputa do segundo turno. Lula pediu a quem tem “uma gota” de sangue nordestino que não vote em Bolsonaro.

Diante da repercussão negativa, Bolsonaro disse que não atacou os nordestinos.

No pronunciamento a apoiadores nesta quinta-feira, Bolsonaro disse que “corre sangue de cabra da peste” na filha dele.

“Aqueles que falam que eu não gosto de nordestino, fiquem sabendo que a minha princesa, dona Michelle, é filha de um cabra da peste do Ceará. Sou apaixonado por uma nordestina. E a minha filha, em suas veias, corre sangue de cabra da peste”, afirmou Bolsonaro.

Do g1 -PE

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário