Deputado Jarbas Filho apresenta requerimento com Voto de aplauso à cidade de Lagoa Grande pelos seus 28 anos de emancipação política

O deputado estadual Jarbas Filho (PSB) apresentou em Plenário da ALEPE, O presente requerimento que tem por finalidade encaminhar um Voto de aplauso à cidade de Lagoa Grande, a Capital da Uva e do Vinho do Nordeste, pelos seus 28 anos de emancipação política, comemorados no dia 16 de junho do corrente ano.
O Requerimento (completo abaixo), solicita que decisão da Assembleia Legislativa de Pernambuco seja dada conhecimento ao prefeito Vilmar Cappellaro, à vice-prefeita, Catharina Garziera, ao Presidente da Câmara Municipal, Josafá Pereira, ao ex-prefeito e empresário, Jorge Garziera, e ao Senador da República, Fernando Dueire. Veja a justificativa completa do Requerimento logo abaixo
O seu nome surgiu a partir de uma lagoa de água doce da qual todos os habitantes dessa localidade se abasteciam. Daí surgiu o nome de Lagoa Grande.
Lagoa Grande foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual Nº 11215, de 16 de junho de 1995, desmembrado de Santa Maria da Boa Vista. Seu primeiro prefeito foi Jorge Roberto Garziera. Localizada no Sertão do São Francisco, administrativamente é formada pelos distritos de Lagoa Grande (sede), Jutaí e Vermelhos.
O município desenvolveu-se a partir da irrigação do Rio São Francisco e sua economia é baseada na fruticultura e na vinicultura, destacando-se como um grande produtor de uva e de vinhos, com uma produção anual média de 15 milhões de litros de vinhos, além de sucos orgânicos e espumantes premiados em concursos nacionais e internacionais. Lagoa Grande se destaca, ainda, na exportação em larga escala de uvas de mesa e apirênicas, as famosas uvas sem caroço.
Lagoa Grande é referência no Enoturismo. Algumas vinícolas são abertas à visitação e destacam-se como as únicas no mundo onde o turista pode ver num só dia, todas as fases da uva e vivenciar todo o processo de produção do vinho dedes a plantação, colheita, fermentação e engarrafamento.
A primeira Enoteca pública do mundo fica localizada no distrito de Vermelhos, zona rural do município. O empreendimento concentra a história da vitivinicultura regional, nacional e mundial. A Enoteca Francesco Luigi Pérsico conta com estrutura para teatro, danças, palestras, aulas, seminários, lançamentos de produtos e exposições de artes. Suas instalações são arrojadas, com amplas salas de recepções, podendo ser utilizadas para coquetéis, degustações de produtos derivados da uva e espaço gourmet com o melhor da culinária típica da cidade.
Vale ressaltar, nesta oportunidade, o trabalho do Prefeito Vilmar Cappellaro que, ao longo de seus mandatos à frente daquele município, vem desempenhando um trabalho de extrema dedicação e afinco em defesa dos lagoa-grandenses na busca incessante do seu desenvolvimento.
Por essas razões, é que conclamo aos meus Nobres Pares que aprovem este requerimento concedendo um VOTO DE APLAUSO ao município de Lagoa Grande pela passagem do seu 28º aniversário de emancipação política.
