VÍDEO: homem fardado ameaça ‘pegar na arma’ e matar militantes do PT e PSOL, em discurso a bolsonaristas no Recife
Um vídeo em que um homem fardado diz que vai “pegar na arma” e ameaça matar militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) viralizou nas redes sociais. Ele discursou para bolsonaristas vestidos de verde e amarelo que protestam, no Recife, contra o resultado das eleições. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apura o caso.
Ver essa foto no Instagram
No começo do vídeo, é possível ouvir uma pessoa dizendo que está no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, local onde fica a sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e que tem reunido manifestantes que defendem pautas antidemocráticas desde 1º de novembro (entenda mais abaixo).
Homem com farda faz discurso em que diz que vai ‘pegar na arma’ e ameaça militantes do PT e do PSOL — Foto: Reprodução
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que a gravação foi feita em frente ao CMNE, às margens da BR-232, no Curado. Segundo a corporação, as imagens teriam sido gravadas na segunda-feira (14). A PRF declarou, nesta quinta (17), que estava levantando informações para encaminhar o caso para o Ministério Público Federal (MPF).
Apesar de apurar o caso, a PRF disse que as investigações devem ficar por conta da Polícia Judiciária. O g1 questionou à Polícia Federal e à Polícia Civil de Pernambuco se estavam investigando o caso, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
O g1 entrou em contato com o CMNE para saber se a farda que o homem aparece usando no vídeo é do Exército. Caso seja, solicitou que a instituição informe o nome, a idade, a patente dele, se está na ativa ou reformado e que punições pode receber por causa das ameaças feitas na gravação. As informações solicitadas não chegaram até a última atualização desta reportagem.
Repercussão
A deputada estadual eleita pelo PSOL Dani Portela foi uma das que compartilhou o vídeo nas redes sociais. “É preciso frear a violência política. Quem comete esse tipo de crime precisa ser responsabilizado”, escreveu no Twitter.
O senador Humberto Costa (PT) também pediu, nessa rede social, punição pelo discurso de ódio. “Um senhor ameaça matar militantes do PT e do PSOL e é aplaudido no final pelos golpistas. É preciso punir os que agridem o povo brasileiro e a nossa democracia”, declarou.
O g1 procurou os diretórios dos dois partidos em Pernambuco para saber se eles vão se pronunciar sobre esse caso, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Fonte: g1 PE