Programa “Fala, gestor” do Tribunal de Contas de Pernambuco vai ouvir, entender a realidade e o contexto da gestão pública das cidades do Sertão

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) realizou, na quarta-feira (11), sorteio para definir os dez municípios que vão participar da primeira rodada do programa “Fala, Gestor” em 2026, prevista para acontecer em março. Nesta edição, a escuta será com gestores das cidades sob a fiscalização da Inspetoria Regional de Petrolina, no Sertão pernambucano.
Seguindo as regras do programa, foram definidos o município-sede (Petrolina), além das cidades com maior e menor população na região. Como Petrolina já é a mais populosa, foram selecionados o segundo maior, Araripina, e o de menor população, Itacuruba.
Os demais participantes foram definidos por sorteio: Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Mirandiba, Ouricuri, Santa Cruz e Santa Maria da Boa Vista.
Durante a sessão, o presidente Carlos Neves destacou a importância do projeto, iniciado em 2025 na gestão do conselheiro Valdecir Pascoal e já realizado nos municípios de Bezerros e Garanhuns.
“O projeto leva o Tribunal de Contas com o propósito de ouvir os gestores, sem a intenção de apresentar conteúdos, fazer recomendações ou julgar. A propósito é ouvir, entender a realidade e o contexto da gestão pública”, afirmou Carlos Neves.
Gerência de Jornalismo
