Polícia investiga presidente da Câmara de Vereadores por esquema de lavagem de dinheiro.


Um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a presidente da câmara municipal de Nazaré da Mata, Maristela do Gás (PHS), foi descoberto pelo Ministério Público e está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco. O desvio teria sido de mais de R$ 1 milhão e, segundo investigadores, seria utilizado no próximo ano na sua campanha para prefeita.

A operação, chamada ‘Cavalo de Troia’, teve início em agosto deste ano e investiga os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ao total, foram emitidos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e 14 quebras de sigilo bancário e fiscal.

Segundo a delegada Jéssica Ramos, que preside a operação, o esquema foi descoberto através de uma delação premiada realizada por um ex-vereador da câmara ao Ministério Público e acontece desde 2017. Ele afirmou que, todo dia 20 do mês, assessores e vereadores eram obrigados a retornar parte da remuneração recebida para a presidente.

Durante a investigação, encontrou-se uma grande movimentação nas contas bancárias de uma empresa de água e gás de Maristela. “O dinheiro era recolhido por assessores e repassado para o pai, que transferia o dinheiro para a conta das empresas de água e gás que ficam em Carpina, Nazaré da Mata e Buenos Aires para dar uma ar de legalidade enquanto, na verdade, ele lavava o dinheiro”, afirmou Joselito Gomes, chefe da Polícia Civil.

Celulares dos envolvidos foram apreendidos em busca de outros nomes envolvidos no caso e na materialização do dinheiro. “Com todo o esquema foi combinado pelo WhatsApp, estamos tentando encontrar documentos que comprovem o vínculo entre os investigados e que auxiliem na descoberta de outras pessoas”, afirmou a delegada Jéssica Ramos.
(Informação do Folha PE )

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário