Petrolina registra aumento de 59% em casos de estupros, segundo dados da SDS
Um levantamento divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco neste mês de março acendeu um alerta em relação ao aumento do número de casos de estupros em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A cidade sertaneja só ficou atrás da capital Recife. De acordo com a SDS, 17 casos foram registrados nos dois primeiros meses de 2022. Este ano, foram 27 ocorrências de estupro, o que configura um aumento de 59%, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Dos 27 casos registrados pela SDS, 15 foram com vulneráveis, sendo nove com crianças entre 0 e 11 anos, quatro com adolescentes entre 12 e 17 anos, um ocorreu com vulnerável entre 35 e 64 anos e outro não foi apresentado a idade. Nove desses 15 casos aconteceram no ambiente doméstico com agressores da própria família da vítima e 14 vítimas eram do sexo feminino.
A secretária executiva de atenção à saúde, Ana Carolina Freire, informou que Petrolina dispõe de serviços voltados a casos de estupro de vulneráveis.
O município de Petrolina localiza alguns dos casos de abuso e exploração sexual por meio do sistema de prevenção montado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Segundo a técnica jurídica do órgão, Drielly Reis, eles atuam com um mecanismo especializado de abordagem social.
Fonte g1 Petrolina. Leia a matéria na íntegra aqui