Pesquisa aponta que 88% dos manifestantes que foram à Paulista no domingo creem que Bolsonaro venceu as eleições em 2022

Uma pesquisa do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), foi desenvolvida no último domingo (25), na Avenida Paulista, durante o ato pró-Bolsonaro que reuniu centenas de milhares de pessoas.

O estudo mostra que 62% dos entrevistados são homens, 65% se declaram brancos e 19% têm 65 anos ou mais. 67% dos manifestantes possuem ensino superior completo; 47% e 29%, respectivamente, se declaram católicos e evangélicos. Entre os entrevistados, 94% acreditam que vivem em uma ditadura por conta de supostos excessos e perseguições da Justiça e 88% creem que Bolsonaro venceu as eleições em 2022. LEIA MAIS ABAIXO

Questionados sobre ações que Bolsonaro deveria ter tomado no final de 2022, já derrotado e prestes a sair do cargo, a pesquisa revelou uma divisão de opiniões: 49% acreditam que ele deveria ter decretado uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem); para 42%, Bolsonaro deveria ter “invocado o artigo 142” e 23% concordavam com a decretação do Estado de sítio.

Para potenciais candidatos à presidência em caso de impossibilidade de Bolsonaro concorrer, 61% dos entrevistados disseram o nome do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, seguido por Michele Bolsonaro (19%).

Para as eleições municipais de 2024, 47% dos entrevistados apoiavam a ideia de Bolsonaro lançar um candidato próprio para a prefeitura de São Paulo ao invés de apoiar o atual prefeito Ricardo Nunes (37%).

Os pesquisadores entrevistaram 575 pessoas ao longo da tarde de domingo em toda a extensão da Avenida Paulista. A margem de erro com grau de confiança de 95% é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário