No Dia da Consciência Negra: conheça a riqueza histórica da Comunidade Quilombola do Sítio Lambedor de Lagoa Grande

[Zé Roque do Lambedor (in memoriam)]

O 20 de novembro é o marco da Consciência Negra no Brasil, com isso, o blog convida seus leitores para conhecerem a cultura histórica da Comunidade Quilombola do Sítio Lambedor, interior de Lagoa Grande, patrimônio cultural de natureza material e imaterial.

A Comunidade Quilombola do Lambedor se encontra a cerca de 7 km de Lagoa Grande e existe há mais de 200 anos, sendo composta por mais de 30 famílias. A comunidade traz consigo uma riqueza histórica e imensurável, por meio de sua cultura local: Reisado, Samba de Roda, Maculêlê e Capoeira, da culinária e do espetáculo Paixão de Cristo dos Quilombolas, participa dos mais diversos eventos no Sertão do São Francisco. Veja fotos e vídeo no final da matéria

O Reisado do Lambedor, por exemplo, é uma das manifestações culturais mais tradicionais do Sertão do São Francisco, reúne cerca de 40 participantes. Além de se apresentar em Lagoa Grande, a produção literária negra já participou de vários eventos regionais, como a 15ª edição do 26 Festival Janeiro Tem Mais Artes, evento realizado pelo Sesc em Petrolina.

A culinária da Comunidade Quilombola do Sítio Lambedor, composta por bolos de fubá, puba e macaxeira, tapioca, biscoitos sequilhos, cachaça raizada e beijú, é de dar água na boca. As comidas tradicionais da comunidade fazem parte da Feira dos Pequenos Empreendedores da cidade de Lagoa Grande.

Impossível mergulhar na história da Comunidade Quilombola do Sítio Lambedor e não citar o senhor José Pereira Borges, mais conhecido por Zé Roque do Lambedor (in memoriam), um baluarte que sempre lutou para manter viva as tradições e a cultura herdadas pelos antepassados que eram escravos há quase 300 anos. Na atualidade, Dona Raimunda Pereira Borges é a morada mais antiga da comunidade.

No dia da Consciência Negra, o blog, em parceria com a prefeitura de Lagoa grande, por meio das secretarias de Assistência Social e Educação, do Departamento de Cultura e da Sala do Empreendedor, traz à tona a cultura e a riqueza da Comunidade Quilombola do Lambedor, mas quem ganha com a notícia não é apenas a população de Lagoa Grande, mas todos os sanfranciscanos. Vale a pena conhecer essa Comunidade!

[smartslider3 slider=”14″]

 

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário