Mistério em Brasília: PF vai analisar imagem de óvnis sobrevoando Congresso; assista
Imagens intrigantes ganharam as redes sociais nesta última semana no Distrito Federal: pontos de luz sobrevoam de forma rápida o Congresso Nacional durante a noite de segunda-feira, 14 de agosto. As luzes foram captadas passando rapidamente pelo céu da Esplanada dos Ministérios e desaparecem em seguida (veja vídeo acima).
O g1 entrou em contato com a Polícia Federal para apurar se houve uso de drones na região naquela data. A corporação afirmou que “não detalha eventuais métodos e técnicas de investigação”. No entanto, a PF respondeu que vai enviar as imagens para análise. ASSISTA O VÍDEO ABAIXO
Ver essa foto no Instagram
O Comando da Aeronáutica disse que “não realiza estudos e análises acerca do tema, apenas cataloga as informações prestadas por terceiros e as remete, periodicamente, ao Arquivo Nacional”. Já o Detran-DF informou que não sobrevoou a região nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto passado.
O vídeo foi gravado por volta das 20h30 e enviado para o engenheiro de Eletrônica e Computação da Petrobras Rony Vernet, que postou em suas redes sociais há cinco dias. As imagens alcançaram mais de 200 mil pessoas na rede social X (antigo Twitter).
Vernet é pesquisador de Fenômenos Anômalos Não Identificados, conhecidos pela sigla em inglês UAP (Unidentified Anomalous Phenomena). Ou seja, ele pesquisa sobre fenômenos que não podem ser explicados imediatamente, como é o caso do vídeo acima.
Em suas redes sociais, Vernet afirma que acredita que são “pássaros luminosos dourados”.
“A única explicação mundana seria pássaros brancos refletindo a luminosidade da cidade. No entanto, nunca vi algo assim no Brasil, apenas no hemisfério norte com passáros como os gansos da neve canadenses”, diz o engenheiro.
Segundo o Vernet, as testemunhas disseram que começaram a filmar, pois viram o brilho a olho nu. O vídeo foi feito usando um celular de última geração.
Serão drones?
Por ainda não terem sido explicados ou definidos, os objetos registrados na segunda-feira (14), em Brasília, continuam na classificação de óvnis, ou seja, objetos voadores não identificados, segundo Thiago Ticchetti, ufólogo e presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).
“Óvni é tudo aquilo que voa e não sabemos o que é. Pode ser desde um avião, pássaros e até mesmo um veículo extraterrestre. Se conseguimos identificar, deixa de ser um OVNI”, diz o ufólogo.
O pesquisador, que analisou as imagens do objeto sobrevoando o Congresso Nacional, acredita que sejam drones. “Eu creio que sejam drones, uma vez que na Esplanada houve nos dias 15 e 16 de agosto a Marcha das Margaridas“, aponta Ticcheti.
Sobre a teoria de Vernet, o ufólogo descarta, já que os pássaros brilhantes dourados são um fenômeno muito raro e a movimentação é semelhante a de drones.
“Para ser um pássaro e brilhar daquela forma, ele deveria estar mais próximo às luzes da rua”, diz Thiago Ticchetti.